sábado, 31 de janeiro de 2026

Kassab cita FHC como referência e diz que Tarcísio teria cenário ideal para Presidência

 

                                            Divulgação Amcham

  • 'É preciso olhar para frente', afirma presidente do PSD, em meio a projeto com Ratinho Jr., Caiado e Leite

  • Político diz que governador de SP tem dado sinais consistentes de que vai se manter fiel ao clã Bolsonaro e negou ter falado em submissão de Tarcísio


O presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse nesta sexta-feira (30) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria o candidato ideal ao Palácio do Planalto em 2026, negou ter falado em submissão do político em relação ao clã Bolsonaro e disse que é preciso avançar com os três pré-candidatos do PSD.


"A candidatura de Tarcísio seria a ideal, mas é preciso olhar para frente. Temos três ótimos nomes para concorrer à Presidência", afirmou Kassab à Folha em evento na Arena B3, no centro de São Paulo.


Ele citou mais de uma vez como referência o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e não rechaçou a comparação de que o PSD seria um novo PSDB na política, citando semelhança no posicionamento dos partidos como opções de centro em momentos históricos.


"O PSDB cumpriu um papel importante. Teve um grande presidente, o Fernando Henrique Cardoso, grandes quadros. Vamos lembrar aqui em São Paulo, por exemplo, o governo Mário Covas, o governo José Serra, dois expoentes do PSDB", disse.


"O PSD também surge em um momento em que lideranças políticas de diferentes estados, que pensam da mesma maneira, têm o mesmo projeto do país, entendem que já têm um partido representando esse centro. Tem uma semelhança um pouco de como está nascendo [agora o PSD]. O PSDB veio naquele momento se contrapor à direita malufista e a esquerda petista. O PSD está realmente surgindo como partido de centro, tem essa semelhança, se contrapondo à direita bolsonarista e a esquerda petista".


Nesta semana, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, deixou o União Brasil e se filiou ao PSD, que passou a reunir três pré-candidatos à Presidência —ao lado dos governadores Ratinho Júnior, do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.


No evento na Arena B3, Kassab disse que Tarcísio tem dado sinais consistentes de que vai se manter fiel ao clã Bolsonaro e afirmou respeitar a opinião do político, de quem é secretário de governo e relações institucionais.


Ele negou ter insinuado, em entrevista dada na quinta-feira (29) ao Canal UOL, haver submissão na relação entre o governador de São Paulo e a família Bolsonaro. Nela, Kassab afirmou ser "fundamental que ele [Tarcísio] tenha a sua identidade. Uma coisa é gratidão, reconhecimento, lealdade, outra coisa é submissão".


Na arena B3, Kassab afirmou que com a frase quis dizer que Tarcísio não é submisso, mas que tem caráter e faz os gestos corretos aos Bolsonaro. Disse ainda que seria um privilégio ser vice na chapa do governador à reeleição e que acha que vai deixar o governo, mas que isso vai ser conversado "na hora certa".


"Foi o contrário. A pessoa me perguntou se ele era submisso, eu falei que não era submisso. Ele [Tarcísio] é uma pessoa que tem caráter, que sabe que reconhecimento é importante, seja na vida pessoal, seja na vida política, e que esses gestos dele são corretos, são adequados para alguém que foi ministro e foi lançado e apoiado nessa campanha de governador. Portanto, é mais do que correta essa aliança, essa parceria, esse reconhecimento", disse Kassab sobre fala dada ao UOL no dia anterior.


Na Arena B3, ele ainda falou ser preciso respeitar a posição do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de tentar candidatura própria ao Planalto e negou já ter feito movimentação, no final do ano passado e antes de apresentar seus três pré-candidatos atuais à Presidência, para que Zema fosse vice de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), movimento noticiado à época.


Nesta semana, Kassab foi um dos principais personagens da política nacional ao anunciar que seu partido concentraria três pré-candidatos para disputar uma vaga na corrida presidencial de 2026, para concorrer contra o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro, que recebeu o aval do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para pleitear o cargo e herdar seu capital político.


Zema tem sinalizado que se mantém na corrida para garantir visibilidade ao próprio partido. A possibilidade de aceitar ser vice, porém, continua em aberto, segundo pessoas próximas ao político.


Já Tarcísio confirmou nesta quinta-feira (29) que fará parte do time de Bolsonaro na corrida. Disse também que disputará a reeleição no estado.


A fala de Kassab desta sexta se deu em evento da Amcham Brasil, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, que reuniu empresários e analistas na B3, em São Paulo, a respeito da "visão do setor privado sobre os principais desafios e prioridades para 2026".


Ana Gabriela Oliveira Lima

Folha de São Paulo

Minuta não é tentativa de golpe e eu teria feito como ministro, diz Aldo Rebelo, pré-candidato ao Planalto

 

                                             Karime Xavier/Folhapress

  • Ex-ministro de Lula e Dilma afirma que se afastou da esquerda e que agenda identitária é imposta pelo STF

  • Agora crítico do presidente, Aldo defende exploração da Amazônia e revalorização da democracia




Como alternativa a Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), o Democracia Cristã vai lançar à Presidência, neste sábado (31), o ex-ministro Aldo Rebelo, 69, cuja posição na polarização é difícil de determinar.


Militante comunista e nacionalista, ex-integrante do PC do B, ele atuou em gestões petistas e recentemente se tornou querido entre bolsonaristas. Questionado sobre apoiar a reeleição de Lula, Aldo diz "Deus me livre" —mas evita escolher desde já entre o presidente e Flávio em um segundo turno.


Aldo rechaça a ideia que tenha havido uma tentativa de golpe de Estado, pela qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre pena.


"A minuta estava baseada na Constituição. Eu era ministro da Defesa. Se a presidente Dilma [Rousseff] tivesse me pedido uma minuta daquela, eu teria feito", diz em entrevista à Folha a respeito do documento apresentado por Bolsonaro aos chefes das Forças Armadas, que previa o estado de defesa para impedir a posse de Lula.


Seu partido, o DC, não tem deputados eleitos e conta com poucos recursos. Para a vaga de vice, Aldo convidou Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro.


Principais propostas

Denomino como a plataforma dos quatro Rs. O primeiro é retomada do desenvolvimento. A política econômica de Lula se reduz a aumentar despesa por causa da eleição que se aproxima e aumentar imposto para cobrir essa despesa.


O segundo é redução das desigualdades. O terceiro é revalorização da democracia. Eu me refiro à capacidade do país de debater os seus caminhos com o mínimo de respeito, de tolerância, desprovido do ódio que infelizmente marca hoje a relação política nas redes sociais.


E o quarto R é o da reconstrução de duas agendas que foram negligenciadas: segurança pública segurança nacional. O Brasil é um país que não tem Forças Armadas compatíveis com as suas necessidades.


Exploração e meio ambiente

O Brasil não é um país pobre, é um país travado. O Brasil transformou a agricultura, pecuária e a agroindústria como se fossem vilões da proteção do meio ambiente. Então, você trava a agropecuária e trava a agroindústria. O Brasil tem as maiores reservas minerais, tudo está imobilizado, porque aqui o licenciamento ambiental virou uma ideologia de veto.


Amazônia

É a área mais vulnerável do nosso país. O Brasil precisa tomar providência para garantir a ocupação demográfica e econômica com responsabilidade ambiental, respeitando as populações indígenas. Aqui não há segurança jurídica sobre uma licença ambiental. Você não sabe se ela dura 5 anos ou 50 anos. Tem que criar uma autoridade única, nacional, de licenciamento. A Amazônia precisa de infraestrutura, de rodovias, de ferrovias, de hidrovias.



Aproximação com o bolsonarismo

Sempre fui nacionalista. Entrei no Partido Comunista por uma agenda de luta em defesa da liberdade, em defesa da democracia, contra a censura, pela anistia, pela Constituinte. Eu fui educado na ideia de amor ao Brasil, de defesa do Brasil. Eu diria que foi esse setor [bolsonarismo] que se aproximou da minha agenda.


Eu me afastei da agenda do governo, porque Lula entregou o país a esse congelamento do poder econômico. Como é que o presidente da República aceita que o chefe de uma autarquia que ele nomeia, que nem status de ministro tem, que é o presidente do Ibama, imponha um veto à exploração do petróleo na margem equatorial, num estado que tem 73% da população vivendo de transferência de renda, de Bolsa Família?


Esquerda identitária

Eu me afastei da esquerda pela agenda também. A agenda da ideologia foi substituída pela agenda da biologia. Não importa mais a luta pelo interesse geral. Agora é a luta pelos interesses baseados em critérios biológicos, de raça, de cor da pele, de gênero.


A agenda identitária, dos costumes, do comportamento, é a agenda das grandes corporações. É a agenda imposta ao Brasil pelo sistema financeiro, por uma parte da mídia, pelo Supremo. Então é o seguinte: sejam felizes, mas não é a minha agenda.


Prisão de Bolsonaro

O ex-presidente [Fernando] Collor, que é detentor de uma saúde muito mais estável do que a de Bolsonaro, alcançou rapidamente a prisão domiciliar. Isso é uma coisa completamente absurda. Você não sabe o que é propriamente justiça e o que é vingança. O que é lamentável, porque gera ressentimentos que envenenam o ambiente social e político.


Tentativa de golpe

Se a base for aquele documento que foi apresentado, aquilo não é tentativa de golpe. A minuta estava baseada na Constituição. Eu era ministro da Defesa. Se a presidente Dilma tivesse me pedido uma minuta daquela, eu teria feito.


Você está o quê? Condenando uma intenção? Condenando uma ideia? Porque o documento contraria completamente tudo que é um golpe, que é feito por conspiração. A presidente Dilma nunca comentou sobre isso, mas se tivesse cogitado, eu teria feito o documento pela situação que nós vivíamos, daquele movimento de impeachment. Aí eu seria golpista? Acho que não.


Invasão da Venezuela pelos EUA

Apoiar a invasão da Venezuela é uma atitude que demonstra a desorientação do país. A atitude dos Estados Unidos é uma afronta. E é uma afronta ao Brasil, porque é na nossa fronteira e usou o pretexto que nós precisamos estar atentos: a questão do narcotráfico. O Brasil tem que considerar que os rios da Amazônia já estão sob controle do tráfico. E como a atividade econômica foi bloqueada, o tráfico virou um meio de vida para a juventude.


RAIO-X

Aldo Rebelo, 69

Foi deputado federal de 1991 a 2015 e fez carreira no PC do B. Presidiu a Câmara dos Deputados de 2005 a 2007, foi ministro no primeiro mandato de Lula (PT) e também integrou a gestão Dilma Rousseff (PT) nas pastas de Esporte, Ciência e Defesa. Foi secretário municipal de Relações Institucionais da gestão Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo. Deixou o PC do B em 2017 e passou pelo PSB, Solidariedade, PDT e MDB, até se filiar ao DC em 2025.


Carolina Linhares 

Folha de São Paulo

MARACAJU Mulher é encontrada morta em sala de casa abandonada

 


                                              Foto: Divulgação 15 BPM



Uma mulher, de 31, foi encontrada morta na sala de uma casa abandonada, na Aldeia Sucuri'y, em Maracaju. Até o momento foram divulgadas somente as iniciais dela, que são M.T.S.


Segundo o Maracaju Speed, o corpo foi achado por volta das 21h desta sexta-feira, dia 30. A Polícia Militar foi acionada via 190 pelo Corpo de Bombeiros, que já estava no local.


Populares que estavam no local e conhecidos da vítima, teriam relatado que a mulher sofria de dependência alcoólica e que o imóvel em que ela foi achada, era utilizado com frequência por diversas pessoas para o consumo de bebidas e drogas.


Equipes da Polícia Civil junto com peritos, identificaram que não havia sinais de luta, pois não foram encontrados vestígios de arrombamento, marcas de sangue ou que teria havido briga no ambiente. O exame preliminar também não encontrou lesões aparentes ou marcas de agressão física.


Um único detalha observado foi com relação ao short que a mulher usava, que estava parcialmente abaixo da linha da cintura.


O caso foi registrado como morte decorrente de fato atípico e segue sob investigação.

Eventos em Campo Grande hoje (31)

 

                                            Divulgação



Sábado (31)

“Meu Bairro é Show” com Fred & Victor e Patrícia & Adriana - O projeto “Meu Bairro é Show” segue levando música e encontros culturais para diferentes regiões da cidade. Nesta edição, o bairro Itamaracá recebe os shows das duplas sertanejas Fred & Victor e Patrícia & Adriana, além da banda SambaPop, em uma programação gratuita e aberta à comunidade.

Horário: 19h30

Local: Rua Eufrates, 306 – bairro Itamaracá

Entrada: Gratuita


Museu do Videogame - Chegando à reta final, a 15ª edição do Museu do Videogame ocupa o pátio do Shopping Bosque dos Ipês com uma programação que atravessa gerações. O espaço reúne consoles clássicos e atuais, jogos icônicos, desafios interativos e concursos com premiação, agradando crianças, jovens e adultos. A visitação segue até 1º de fevereiro.

Horário: 15h às 21h

Local: Shopping Bosque dos Ipês

Entrada: Gratuita


Feira São Bento - A Praça República do Líbano recebe uma edição extra da Feira São Bento, com gastronomia, artesanato, música ao vivo e um ambiente pensado para toda a família.

Horário: 18h às 22h

Local: Praça República do Líbano

Entrada: Gratuita


Lançamento dos Blocos de Carnaval - Os 13 blocos que integram o ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) se reúnem para apresentar oficialmente o calendário da folia. O encontro marca o início simbólico do carnaval na cidade, celebrando a ocupação cultural das ruas.

Horário: 9h

Local: Bar do Zé – Rua Barão do Rio Branco, 1213

Entrada: Gratuita


Espetáculo “Casa, Comida e Alma Lavada” - A comédia acompanha Tânia e Luís, casal que soma duas décadas de convivência e decide revisitar o relacionamento a partir de situações cotidianas. Com humor ácido e diálogos diretos com o público, a peça alterna perspectivas masculinas e femininas sobre amor, rotina e convivência.

Horário: 20h

Local: Palácio Popular da Cultura

Entrada: a partir de R$ 70, pelo link https://bileto.sympla.com.br/event/112832


Espetáculo “Monólogos da Madrugada” - Resultado do curso “Laboratório de Atuação Teatral”, o espetáculo reúne cenas curtas e intensas interpretadas por alunos e convidados do grupo Diga Sim. A montagem propõe reflexões íntimas e contemporâneas por meio de diferentes vozes e experiências.

Horário: 18h30

Local: Teatro Aracy Balabanian

Entrada: a partir de R$ 40, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/monologos-da-madrugada/3282949


Oficina de artesanato - Edição férias - A Praça de Eventos do Shopping Norte Sul Plaza, em frente à Renner, recebe mais uma edição da “Oficina de Artesanato – Férias” com atividade voltada ao público infantil. A proposta é oferecer um momento de criação e aprendizado durante o recesso escolar.

Horário: 14h às 16h

Local: Praça de Eventos do Shopping Norte Sul Plaza

Entrada: gratuita até o dia 30/01, com inscrição pelo Clube+


Summer Ball – Pink Party - A Casa Sherman promove a segunda edição da Summer Ball com uma festa à beira da piscina, celebrando diversidade, identidade e liberdade. A trilha sonora fica por conta dos DJs Deko e Char Muse Sherman, em uma tarde de clima leve e dançante.

Horário: 14h

Local: Piscina da Lavs – R. Juiz de Fora, 144

Entrada: a partir de R$ 10, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/summer-ball-2a-edicao-pink-party-casa-sherman/3284433


Tendél – 3 anos com Pedro Paulo & Alex - A festa Tendél comemora três anos de história com uma edição especial no Parque de Exposições. A principal atração da noite é a dupla Pedro Paulo & Alex, conhecida por sucessos que dominam as playlists sertanejas.

Horário: 16h

Local: Parque de Exposições Laucídio Coelho

Entrada: ingressos pelo link https://tendelbr.com.br/eventos/tendel-3-anos-ppa-3101-campo-grandems-12088.html


Naip & Filho dos Livres - As bandas Naip e Filho dos Livres se encontram pela primeira vez no mesmo palco em um show que revisita canções marcantes e resgata a atmosfera das noites alternativas de Campo Grande.

Horário: 18h

Local: Sunset Growler Station

Entrada: R$ 100, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/naip-e-filho-dos-livres/3263735


Bell Éter – Grandes Vozes - No novo projeto da cantora Bell Éter, finalista do The Voice Brasil 2025, o público é convidado a uma viagem por grandes intérpretes da música brasileira e internacional. O repertório conecta gerações e estilos em releituras cheias de personalidade.

Horário: 20h

Local: Estação Teatro do Mundo – R. Barão do Melgaço, 177

Entrada: a partir de R$ 80, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/bell-eter-canta-grandes-vozes/3270255


LabHits – Cine Rock - Um espetáculo que une música e cinema, com clássicos do rock internacional executados ao vivo enquanto cenas de filmes são projetadas no telão, criando uma experiência audiovisual imersiva.

Horário: 20h

Local: Blues Bar – R. 15 de Novembro, 1186

Entrada: a partir de R$ 30, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/labhits-cine-rock/3274847


Festa Crush - A proposta da Festa Crush é simples: interação, diversão e pista cheia. O público recebe adesivos e, ao encontrar alguém com o mesmo símbolo, pode trocar o match por uma bebida, em clima leve e descontraído.

Horário: 23h59

Local: Daza Club – R. Marechal Rondon, 2181

Entrada: a partir de R$ 15, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/crush-31-01-sabado/3292496


Festa Boobástico - Noite dedicada ao hip-hop no Capivas, com sets dos DJs Julio Prodigy, DJ Magão e Augusto Chico, reunindo beats, rimas e pista animada.

Horário: 20h às 00h

Local: Capivas Cervejaria

Entrada: R$ 10 na portaria


TribalKeta - A pista do Vexame Bar recebe uma noite de house, guaracha e tribal, com os DJs Joca O Joaquim e Rafah Breynner, em uma programação pensada para quem quer dançar do começo ao fim.

Horário: 21h

Local: Vexame Bar

Entrada: R$ 20 na portaria


Baile do Fino - O clima de carnaval segue no Irlandês Pub com mais uma edição do Baile do Fino, reunindo música dançante e energia de festa para aquecer a temporada.

Horário: 20h

Local: O Irlandês Pub

Entrada: R$ 30


Ai Calica - Baile noturno com foco no funk, batidas pesadas e pista livre. A proposta é simples: som alto, dança sem pausa e madrugada garantida.

Horário: 23h

Local: NON Stop Club

Entrada: R$ 10 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/ai-calica/3291301

Simone diz que deixará Ministério do Planejamento até 30 de março

 

                                            Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)




A ministra Simone Tebet (MDB) afirmou que deve deixar o Ministério do Planejamento até o dia 30 de março e que discutiu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ida dela ao Senado federal. A declaração ocorreu em evento na Insper, em São Paulo, nesta sexta-feira (30).


Tebet disse que conversou com o presidente sobre sua saída e que ele entende ser importante a participação da ministra nas eleições de 2026. A definição sobre a mudança da ministra deve ocorrer na semana que vem.


"Deixo o Ministério do Planejamento e Orçamento até o dia 30 de março, quando o presidente definir, porque o presidente entende que eu sou importante no processo eleitoral, acho importante a minha candidatura", afirmou em conversa com jornalistas.


Tebet começou a discutir a candidatura dela ao Senado federal com Lula, mas não cravou qual estado ela representaria. Ambos conversaram sobre o cenário de "incerteza internacional", assim como o político e econômico do Brasil para verificar onde a parlamentar se encaixaria melhor para "cumprir sua missão".


"Para mim, política é missão, sempre foi. Eu sempre abri mão muitas vezes daquilo que eu achava que deveria fazer para cumprir missão em nome do meu partido, em nome do meu estado", disse.


Tebet ainda afirmou que não discutiu com Lula se disputará uma vaga para o Senado por São Paulo. "Não chegamos nesse detalhe. Eu me coloquei à disposição do presidente", pontuou.


Saída de ministros de Lula


Cerca de 20 ministros devem deixar o governo até abril para disputar as eleições. Segundo apurou a CNN, a tendência, neste momento, é que os secretários-executivos sejam alçados a ministros com o objetivo de manter o andamento das pastas.


Parte do primeiro escalão de Lula já foi a público confirmar a decision, enquanto outros nomes seguem em negociações nos bastidores.


Para os cargos de senador, deputado federal e governador, os ministros de Estado têm até seis meses antes do pleito para deixar os postos que ocupam atualmente, conforme determina a legislação eleitoral. (Com CNN - SP)

Bandeira tarifária seguirá verde na conta de luz em fevereiro

 

                                           Fatura de energia (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária no mês de fevereiro. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor.


“De um modo geral, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, disse a Aneel.


Pelo calendário divulgado pela agência reguladora, no dia 27 de fevereiro sairá a definição sobre a bandeira a ser aplicada em março, 


Custos extras


Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN (Sistema Interligado Nacional) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.


A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. 


Portanto, as cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumido.


Anualmente, ao final do período úmido, em abril, a Aneel define o valor das Bandeiras Tarifárias para o ciclo seguinte. 


Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, com condições de geração menos favoráveis, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos; na bandeira vermelha, no Patamar 1, com condições mais custosas de geração, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,46 para 100 quilowatt-hora kWh consumido. 


Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais custosas. Com isso, a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. (Com ABr)

Chefe do Exército do Irã diz aos EUA que forças do país estão em alerta máximo

 

                                             Marinha dos EUA via AFP

  • Em meio a tensão com Washington, Amir Hatami afirma que tecnologia nuclear de Teerã não pode ser eliminada

  • Comunicado foi feito após deslocamentos de navios militares americanos no Golfo



O chefe do Exército do Irã, Amir Hatami, afirmou neste sábado (31), em alerta aos Estados Unidos e a Israel, que as Forças Armadas de Teerã estão em estado de alerta máximo após o deslocamento expressivo de navios de guerra americanos no Golfo.


"Se o inimigo cometer um erro, isso colocará sem dúvida alguma em perigo sua própria segurança, a da região e a do regime sionista", disse Hatami, citado pela agência de notícias iraniana Irna, acrescentando que as Forças Armadas estão "plenamente preparadas".


Washington enviou ao Oriente Médio uma força naval de ataque liderada pelo porta-aviões USS Abraham Lincoln, deslocamento que desperta o temor de um confronto direto com Teerã. A nação islâmica tem avisado que, se for bombardeada, responderá disparando mísseis às bases norte-americanas no Oriente Médio e atacando os aliados dos EUA, em particular Israel.


Como resposta ao presidente dos EUA, Donald Trump, que pressiona o Irã por um acordo sobre o programa nuclear, o chefe do Exército afirmou também que a infraestrutura atômica do país não será suprimida. Washington, Tel Aviv e várias potenciais ocidentais afirmam que o aparato iraniano visa alcançar uma bomba atômica, algo que Teerã nega.


"O conhecimento e a tecnologia nuclear da República Islâmica do Irã não podem ser eliminados, mesmo que os cientistas e os filhos da nação se tornem mártires", disse, em referência aos bombardeios que atingiram instalações e cientistas iranianos durante a guerra de 12 dias com Israel, em junho passado.


Trump reforçou a ameaça de atacar o Irã desde a campanha repressiva com a qual as autoridades responderam a mais recente onda de protestos contra o regime, que aconteceu entre o fim de dezembro e o começo de janeiro.


Neste sábado, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian disse que líderes dos EUA, de Israel e da Europa exploraram os problemas econômicos do país, incitaram agitação e forneceram às pessoas os meios para "despedaçar a nação" nas manifestações.


"Seja Trump, seja Netanyahu, sejam os europeus, todos procuraram provocar, criar divisão e armar e somaram pessoas inocentes a essa corrente. Eles as levaram às ruas e queriam, como disseram, despedaçar este país, semear conflito e ódio entre as pessoas e criar divisão. Todos sabem que a questão não era apenas um protesto social", afirmou.


O presidente americano manifestou apoio aos atos em diversas ocasiões, dizendo que os EUA estavam preparados para agir se o Irã continuasse a matar manifestantes. Autoridades americanas disseram na sexta-feira (30) que Trump estava revisando suas opções, mas ainda não havia decidido se atacaria o país.


Com AFP e Reuters

Elena Rybakina derrota número 1 do mundo e vence Aberto da Austrália

 

                                            Paul Crock/AFP 

  • Aryna Sabalenka buscava terceiro troféu em Melbourne, mas perdeu a final de virada

  • Tenista russa que compete pelo Casaquistão alcança segundo título de Grand Slam na carreira


Elena Rybakina se impôs sobre Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, e venceu neste sábado (31) o seu primeiro título do Aberto da Austrália.


A bielorrusa Sabalenka chegou a Melbourne em busca do seu terceiro troféu, mas perdeu a partida de virada, por 2 sets a 1 (parciais 6/4, 4/6 e 6/4), para Rybakina, tenista russa que compete pelo Cazaquistão.


A vitória é uma revanche para Rybakina, derrotada em 2023 por Sabalenka na final do Aberto da Austrália. Com o tíulo, a tenista russa alcança o segundo troféu de Grand Slam da sua carreira –em 2022, venceu em Wimbledon.


"É difícil encontrar palavras agora, mas quero parabenizar Aryna pelos seus resultados incríveis nos últimos anos. Espero que possamos jogar muitas outras finais juntas", afirmou Rybakina depois da partida.


"Quero dizer obrigada a vocês [fãs]. Muito obrigada ao Cazaquistão. Senti muito apoio de lá. É realmente um Slam feliz."


Sabalenka, que perdeu a chance de ser tricampeã no Aberto da Austrália na final do ano passado ao ser derrotada pela norte-americana Madison Keys, voltou a se decepcionar em Melbourne e deixou a quadra neste sábado cobrindo a cabeça com uma toalha branca.


"Estou realmente sem palavras agora", disse. "Quero parabenizá-la pela incrível campanha. Vamos esperar que o próximo ano seja um ano melhor."


A final masculina do Aberto da Austrália, entre Carlos Alcaraz e Novak Djokovic, será disputada às 5h30 deste domingo (1).


Com Reuters

Federação aposta em Copa MS e SAFs para tirar futebol de MS da 'lanterna' do ranking da CBF

 

                                            Clara Medeiros/ Dourados News



Após episódios de corrupção que culminaram na deposição da antiga cúpula, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) está sob nova direção há menos de um ano e segue com o desafio de organizar a casa para fazer com que o Estado saia do penúltimo lugar no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para o atual presidente, Estevão Petrallás a resposta para isso está principalmente na Copa MS e na transformação dos clubes em SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol).


“É lógico que quando vêm as equipes na transformação da SAF existe a possibilidade de ter uma qualidade melhor de atletas, porque existe um investimento e esse atleta melhor condicionado, melhor preparado, ganhando um pouquinho mais, ele tem que demonstrar qualidade técnica. Se houver isso de fato comprovado, nós vamos conseguir avançar um pouquinho e isso vai provocar consequentemente a mudança do ranking”, acredita Petrallás.


Dois clubes já passaram por essa transição, o Operário Futebol Clube e o Futebol Clube Pantanal. “O que de fato existe é uma discussão, possivelmente vem o DAC [Dourados Atlético Clube], o Corumbaense pensa nessa possibilidade, mas o importante é: os clubes começam a ver a possibilidade de ter uma gestão profissionalizada’”, acredita o presidente.


Como foco, pretende levar adiante o conceito de gestão. “Acho que o dirigente precisa entender que o futebol hoje tem a paixão, nós trabalhamos com o coração do torcedor, mas precisa ter uma gestão mais profissional. Isso sem sombra de dúvidas vai fazer a grande transformação”, pontuou.


COPA MS E BASE


Para além das SAFs, a Federação também aposta em um trabalho interno focado na ampliação das competições para as categorias de base, especialmente para o feminino; além das Séries A e B, a partir da Copa MS. “Isso vai possibilitar se não em 2026, com certeza em 2027 nós subiremos um degrau nesse ranking, quem sabe dois, e nós estamos tendo o cuidado disso”, disse Petrallás.


A Copa MS anunciada em novembro do ano passado, entra pela primeira vez no calendário do futebol sul-mato-grossense no segundo semestre deste ano. Os clubes profissionais da primeira e segunda divisão, vão poder disputar o campeonato de setembro a novembro. O vencedor tem a prioridade de escolha se no ano seguinte quer disputar a Copa do Brasil ou a Copa Centro-Oeste, ficando ao vice-campeão com a outra vaga. O Estadual Série B foi adiantado, será de maio a julho e o Série A que já começou, termina em março.


CREDIBILIDADE


“A estrutura da Federação é outra, a Federação inverte o papel que havia permanecido aí por 28 a 30 anos, de que uma federação forte e os seus filiados enfraquecidos. Hoje todos numa linha horizontal, nós temos o maior carinho e o cuidado com cada filiado, independente da categoria que esteja. Isso por si só muda o comportamento. Retomamos a credibilidade, existe uma discussão que a gente possa crescer e aí do ranking nacional nós precisamos que os nossos representantes que recentemente tiveram o sorteio dos seus adversários e os locais de jogo, possam ir bem na competição nacional para que esse reflexo venha para o ranking nacional que a CBF coordena”, acrescentou.


Para ele, havia um clamor por mudança, mas ressalva que isso não passa somente pela Federação e manda um recado direcionado aos prefeitos, especialmente sobre a estrutura dos estádios. “Precisam entender que o seu munícipe precisa de alegria, não é só trabalho e esse munícipe que vai aos finais de semana ao estádio, precisa do mínimo de conforto e de segurança. A Federação quer encaminhar isso junto com as prefeituras do interior, principalmente, Campo Grande ainda temos um pouco mais de dificuldade”, pontuou.


Na capital, o Morenão está fechado desde 2022 devido a problemas estruturais, e o Jacques da Luz recebeu uma reforma por parte da Federação porque, segundo o presidente, “é o estádio mais precário do Estado”. Nas demais cidades que recebem competições, também há problemas. Um exemplo é o Douradão que tem capacidade para 26 mil pessoas, mas está liberado para apenas 4 mil torcedores e a iluminação não funciona.


A precariedade e o tamanho das estruturas, também são gargalos para que os municípios recebam competições nacionais. O Ivinhema, por exemplo, vai estrear na Copa do Brasil deste ano jogando em casa, devido a permissão da CBF para que na primeira fase possa ter até 2 mil torcedores. Já o Pantanal e o Operário vão estrear fora de casa.


“Esperamos que eles façam um bom trabalho, tenham uma disputa bastante equilibrada fora, porque não é fácil jogar fora, mas que tragam a pontuação que vai motivar essa mudança de ranking da Federação”, finaliza o presidente.

4 sintomas da doença de Parkinson que podem aparecer décadas antes do diagnóstico

 

                                             Orawan/Adobe Stock


  • Tremores constituem o sinal mais comum, mas pesquisas revelam que outros indícios aparecem até décadas antes

  • Tontura, constipação e perda de olfato, combinados, podem indicar propensão à doença



Muitas pessoas consideram o tremor o sinal de alerta da doença de Parkinson. Mas outros sintomas —muitos deles sem alterações nos movimentos— podem aparecer muito antes do que é conhecido como tremor de repouso.


Na verdade, o tremor de repouso, um tremor rítmico de uma parte do corpo, como a mão, nem sequer é necessário para o diagnóstico. Até 20% das pessoas com doença de Parkinson não o apresentam.


"A doença de Parkinson é o que chamamos de distúrbio do movimento porque afeta nossos movimentos, mas existe todo um lado da doença que não é motor", explica Rachel Dolhun, neurologista e principal consultora médica da Fundação Michael J. Fox para pesquisa da doença de Parkinson. "Por muito tempo, pensamos que era apenas uma doença do movimento, mas agora vemos que ela afeta o corpo todo de diferentes maneiras."


Sintomas aparecem anos antes das alterações motoras

A doença de Parkinson é um dos distúrbios neurológicos mais comuns no mundo, com previsão de 25,2 milhões de casos até 2050. Embora mutações genéticas hereditárias estejam associadas a 10% a 15% dos casos, o restante não tem causa conhecida. Os sintomas podem ser controlados com tratamentos, mas não há cura –embora se acredite que o exercício reduza o risco de desenvolver a doença. E existem outras coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver Parkinson também.


Para diagnosticar a doença, os neurologistas procuram sintomas motores característicos, incluindo lentidão, rigidez e tremor de repouso. No entanto, sintomas não motores comuns, como constipação e perda do olfato, muitas vezes precedem essas alterações de movimento em mais de uma década. Esse estágio inicial, conhecido como fase prodrômica, marca o início de uma progressão gradual da doença.


"É uma doença lenta, e estamos percebendo o quão lenta ela pode ser", afirma Ronald Postuma, professor de neurologia e neurocirurgia da Universidade McGill, em Montreal. "Ela progride no cérebro, ano após ano, até atingir um limiar no qual os médicos podem fazer o diagnóstico."


A doença de Parkinson danifica os neurônios que produzem dopamina, uma substância química que transmite sinais entre as células e desempenha um papel crucial no controle do movimento e da coordenação no cérebro. Quando os sintomas motores aparecem, de 50% a 70% desses neurônios na substância negra, uma estrutura pequena, mas vital para o movimento voluntário, localizada no tronco encefálico, já morreram. Nas últimas duas décadas, pesquisadores fizeram grandes avanços na compreensão de marcadores prodrômicos da doença, que esperam que possam, um dia, ser usados para um diagnóstico mais precoce.


"É importante ressaltar que nem todas as pessoas que apresentam esses sintomas desenvolvem Parkinson", diz Dolhun. "Mas sabemos que, em alguns casos, esses podem ser alguns dos primeiros sinais."


Aqui estão quatro sintomas iniciais que costumam aparecer em pessoas que posteriormente recebem o diagnóstico.


Perda do olfato

A incapacidade de detectar odores, conhecida como anosmia, pode ser um efeito colateral temporário de um resfriado ou sinusite, ou até mesmo um problema mais permanente após a Covid. Mas mais de 90% das pessoas com doença de Parkinson perdem o olfato ao longo de um tempo. Isso pode começar anos ou até décadas antes do surgimento dos sintomas motores.


"Estimamos que a perda do olfato ocorra 20 anos antes do diagnóstico da doença", diz Postuma.


"Sabemos que pessoas que perdem o olfato têm um risco cerca de cinco vezes maior de desenvolver Parkinson no futuro", afirma.


Os pesquisadores ainda estão tentando entender o que causa a anosmia na doença de Parkinson e por que ela é um dos primeiros sintomas. Uma hipótese afirma que a doença pode começar no bulbo olfatório, a parte do cérebro que controla o olfato, onde proteínas anormais causam danos e danificam os neurônios.


Adultos com 40 anos ou mais nos Estados Unidos ou Canadá que não foram diagnosticados com doença de Parkinson podem solicitar um teste de olfato gratuito (teste de raspar e cheirar) da Fundação Michael J. Fox. O teste faz parte de um estudo sobre saúde cerebral que usa a perda do olfato como forma de identificar pessoas que ainda não desenvolveram Parkinson, mas que podem vir a desenvolvê-lo.


Representando os sonhos

Normalmente, o corpo entra em um estado de paralisia quase total durante o sono REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês), que é o estágio do sono com os sonhos mais vívidos. O transtorno comportamental do sono REM é uma condição crônica caracterizada pela perda dessa paralisia, que leva as pessoas a representarem fisicamente seus sonhos. Elas se sentam na cama, têm conversas unilaterais e até mesmo agridem fisicamente seus parceiros.



Estudos demonstraram que entre 50% e 70% das pessoas com distúrbio comportamental do sono REM desenvolverão a doença de Parkinson ou uma condição relacionada, como a demência com corpos de Lewy, em uma média de cinco a dez anos. Pessoas com 50 anos ou mais com o mesmo distúrbio têm 130 vezes mais chances de desenvolver Parkinson em comparação com pessoas sem o distúrbio.


Se você acha que está representando seus sonhos, converse com seu médico e solicite um exame de polissonografia para confirmação.


Constipação

A constipação é uma das queixas gastrointestinais mais comuns nos EUA e geralmente não é grave. No entanto, quando persiste por várias semanas ou mais, afeta dois terços de todas as pessoas com Parkinson. A doença pode afetar os nervos que revestem o trato digestivo, e estudos encontraram aglomerados de proteína anormal em neurônios que revestem os intestinos de pessoas com Parkinson.


Uma meta-análise de nove estudos descobriu que pessoas com constipação tinham o dobro da probabilidade de desenvolver Parkinson em comparação com aquelas sem constipação. Outro estudo acompanhou 6.790 homens com idades entre 51 e 75 anos durante um período de 24 anos, e aqueles que evacuavam com menos frequência do que uma vez por dia apresentavam maior risco de desenvolver Parkinson.


"Mesmo pessoas que sofrem de constipação aos 20 ou 30 anos parecem ter uma chance maior de desenvolver Parkinson 30 ou 40 anos depois", diz Postuma. "Então, agora começamos a nos perguntar: a doença está afetando os nervos que controlam o intestino, ou a constipação também é um fator de risco para o Parkinson?"


Tontura ao se levantar

A hipotensão ortostática, também conhecida como hipotensão postural, é uma queda na pressão arterial que ocorre quando uma pessoa passa da posição sentada ou deitada para a posição em pé. Pode causar tontura, vertigem e até desmaios. A hipotensão ortostática pode ser desencadeada por desidratação leve, hipoglicemia ou superaquecimento. No entanto, a hipotensão ortostática crônica e persistente pode ser mais grave.


"Quando a origem é neurológica, ou seja, não relacionada à desidratação, medicamentos ou problemas cardíacos, cerca de metade desses pacientes desenvolve Parkinson ou uma condição relacionada", diz Postuma. "Portanto, é um fator de risco muito alto. A maioria das pessoas, porém, não apresenta uma causa neurológica."


Pesquisadores identificaram a hipotensão ortostática como uma possível característica da fase prodrômica da doença de Parkinson, embora as evidências não sejam tão robustas quanto para outros marcadores. Por exemplo, um estudo descobriu que a hipotensão ortostática inexplicável estava associada a um diagnóstico posterior de Parkinson ou de uma condição relacionada em 18 de 79 pacientes (23%) após um acompanhamento de 10 anos.


Marcadores prodrômicos

Neste momento, esses marcadores prodrômicos não são específicos o suficiente para sinalizar definitivamente o Parkinson por si só, e há uma boa chance de que possam ser causados por outra condição médica ou causa diferente. Mas se você apresentar vários marcadores ao mesmo tempo ou tiver histórico familiar da doença, é aconselhável consultar seu médico.


The Washington PostMeeri Kim

Venda anual de etanol ganha força nos EUA

 

                                            Foto: Divulgação 

A questão acompanha o governo norte-americano desde o início do mandato

O debate sobre o uso de combustíveis com maior teor de etanol voltou ao centro das discussões energéticas e agrícolas nos Estados Unidos, impulsionado por promessas políticas e pela pressão de setores produtivos. A liberação da gasolina E15, com 15% de etanol, para venda durante todo o ano tem sido tratada como uma alternativa para ampliar o consumo interno de biocombustíveis e aliviar dificuldades enfrentadas no campo.



A questão acompanha o governo norte-americano desde o início do mandato, após o compromisso de permitir a comercialização do E15 em todos os meses. Atualmente, a legislação ambiental restringe a venda no período do verão, já que a Lei do Ar Limpo concede isenção apenas à gasolina E10. A justificativa é ambiental, relacionada à maior evaporação e potencial poluente do E15 em temperaturas elevadas, embora essa interpretação seja contestada por parte da indústria.


Alterar essa regra depende de aprovação do Congresso, já que a isenção em vigor foi definida ainda na década de 1970. O governo sinalizou confiança em um acordo legislativo que atenda agricultores, consumidores e refinarias, incluindo unidades de menor porte, mas não houve confirmação oficial. Uma tentativa recente de incluir a mudança na lei orçamentária foi retirada antes da votação, o que gerou reação negativa de diversos setores.



Diante do impasse, a Câmara dos Representantes anunciou a criação de um conselho voltado à energia rural, com foco em soluções legislativas para o E15. Representantes do setor agrícola avaliam que a demora agrava a crise enfrentada por produtores de milho, que lidam com preços deprimidos e custos elevados. A situação é agravada pela safra recorde prevista para 2025, estimada em mais de 17 bilhões de bushels, o que amplia a oferta e pressiona o mercado.


Boi gordo sobe pela terceira vez seguida em São Paulo

 

                                             Foto: Sheila Flores


Boi China tem alta em Goiás com demanda externa

A análise de sexta-feira (30) do informativo Tem Boi na Linha, publicado pela Scot Consultoria, indica valorização do boi gordo no mercado paulista. Segundo o relatório, o mercado operou firme, com oferta enxuta, o que resultou em alta de R$ 1,00 por arroba, marcando o terceiro dia consecutivo de elevação. Para as demais categorias, os preços permaneceram estáveis. As escalas de abate atendiam, em média, a sete dias.



Em Goiás, a Scot Consultoria aponta que a oferta também esteve reduzida. No entanto, o ritmo lento de escoamento da carne no mercado interno contribuiu para a sustentação das cotações. Já no mercado externo, a demanda firme levou à alta de R$ 2,00 por arroba na cotação do boi China.



No Rio de Janeiro, a oferta enxuta manteve a firmeza da cotação do boi gordo. Para as fêmeas, a ponta compradora precisou elevar os valores pagos. De acordo com o informativo, “a cotação da vaca subiu R$ 3,00/@ e a da novilha, R$ 2,00/@”.


No cenário internacional, o informativo destaca que, na quinta-feira (29/1), a Indonésia habilitou mais 14 frigoríficos brasileiros para a exportação de carne bovina. Em setembro de 2025, o país asiático já havia autorizado 17 plantas. Com a nova habilitação, o total de unidades aptas a exportar para o mercado indonésio chegou a 52 frigoríficos, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil. Segundo a análise, “a ampliação do número de plantas habilitadas reforça a presença do Brasil no mercado externo”.


Memphis e Matheuzinho trabalham parcialmente em treino do Corinthians

 

                                            (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)



O Corinthians realizou na tarde desta sexta-feira, no CT Dr. Joaquim Grava, o penúltimo treino antes da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo. O atacante Kaio César trabalhou com os novos companheiros, enquanto Memphis Depay e Matheuzinho participaram somente da segunda parte das atividades.


A imprensa acompanhou o início do treinamento. Os jogadores abriram os trabalhos com um aquecimento no gramado, seguido por uma atividade de pressão pós-perda.


Kaio César treinou normalmente com o elenco e está à disposição de Dorival Júnior para o embate contra o Flamengo. "Estou me sentindo em casa, porque foi um grupo que me acolheu, tanto os jogadores como a comissão, todos os funcionários do clube", disse o reforço.


Já Memphis Depay e Matheuzinho realizaram um trabalho de fortalecimento na academia e foram para o campo apenas no momento do treino tático. Esta parte das atividades foi fechada para os jornalistas. O zagueiro Cacá, em reta final de transição física, é dúvida.


O Corinthians tem um desfalque certo para a Supercopa: o volante José Martínez, que segue na Venezuela por causa de um imbróglio no processo de reemissão do seu passaporte.


O Timão tenta levantar a taça pela segunda vez na história. A equipe alvinegra foi campeã do troféu em 1991, diante do mesmo Flamengo. Já o Rubro-Negro, atual detentor do título, vai em busca da quarta conquista.


Próximo jogo do Corinthians

Flamengo x Corinthians (Supercopa do Brasil)

Data e horário: 01/02 (domingo), às 16h (de Brasília)

Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)



Rony fala sobre felicidade de vestir a camisa do Santos e projeta primeira temporada no clube

 

                                              Foto: Raul Baretta / Santos



O Santos anunciou, nesta sexta-feira, a contratação de Rony. O ex-atacante do Atlético-MG chega em definitivo ao Peixe, com contrato de três anos, e projetou a temporada no clube, além de expressar sua felicidade em vestir a camisa alvinegra e destacar a torcida santista.


“Sentimento de felicidade, muita alegria de fazer parte do time do Rei Pelé. Eu acredito que vai ser um ano muito bom e que vamos crescer ainda mais no decorrer da temporada”, disse o jogador à Santos TV.


“Tem muita coisa para acontecer, treino, trabalho. Eu espero fazer história no nosso estádio, diante dos nossos torcedores. Estou ansioso para jogar junto com a torcida, agora a meu favor”, completou.


Rony também comentou o que os torcedores do Santos podem esperar dele e destacou que o trabalho em equipe é a chave para tudo.


“Os torcedores podem esperar de mim muita garra e raça. Na conversa que eu tive com o treinador, o mais importante é que eu faça com que a equipe vença. No conjunto, você faz uma equipe muito forte, então espero ajudar. Vim aqui para somar e ajudar da melhor maneira possível. Quando todos estão unidos, as coisas começam a fluir”, afirmou


Próximo jogo do Santos

São Paulo x Santos (sexta rodada do Paulistão)

Data e horário: 31/01 (sábado), às 20h30 (de Brasília)

Local: Morumbis, em São Paulo (SP)


sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Desemprego atinge 5,1% no trimestre até dezembro e 5,6% na média de 2025, menores taxas da série

 

  • Analistas veem mercado de trabalho ainda forte mesmo com desaceleração na abertura de vagas

  • Renda média alcança R$ 3.613 e renova recorde nos três últimos meses do ano

A taxa de desemprego do Brasil recuou a 5,1% no trimestre até dezembro de 2025, após marcar 5,6% nos três meses encerrados em setembro, que servem de base de comparação. Com o novo resultado, o indicador fechou a média do ano em 5,6%, 1 ponto percentual abaixo de 2024 (6,6%).


Tanto a taxa trimestral até dezembro quanto a média anual de 2025 são as menores da série histórica iniciada em 2012, apontam os dados divulgados nesta sexta (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Os resultados ocorrem apesar dos juros altos, que buscam esfriar a economia para conter a inflação.


O aperto monetário afeta o mercado de trabalho, mas não é "uniforme" entre as atividades, disse a coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.


Na avaliação da técnica, o impacto dos juros vem sendo amortecido por questões como o aumento da renda, que beneficia o consumo e, consequentemente, o mercado de trabalho.


Na média anual, a taxa de desemprego ficou abaixo de 6% pela primeira vez. A máxima da série foi de 14% em 2021, sob influência da pandemia.


O índice trimestral de 5,1%, que fornece um olhar mais recente, veio em linha com as projeções do mercado financeiro, cuja mediana também era de 5,1%, conforme a agência Bloomberg.


Os dados do IBGE integram a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que investiga atividades de trabalho formal e informal —com ou sem carteira assinada e CNPJ. As estatísticas abrangem a população de 14 anos ou mais.


No trimestre até dezembro, o número de desempregados recuou a 5,5 milhões, o menor da série. Baixou 9% ante os três meses até setembro (menos 542 mil pessoas).


Já o número de ocupados com algum trabalho alcançou quase 103 milhões. Houve alta de 0,6% frente ao período até setembro (mais 565 mil).


O contingente mais recente é o segundo maior da série histórica. Está bem próximo do recorde registrado no trimestre móvel até novembro (103,02 milhões), mas analistas veem sinais de desaceleração no ritmo de abertura de vagas.


Em relação a igual período do ano anterior, a população ocupada aumentou 1,1% no trimestre até dezembro. É um avanço menor do que o observado nos intervalos anteriores nesse mesmo tipo de comparação (1,4% até setembro, 2,4% até junho e 2,3% até janeiro).


"O mercado de trabalho tem mostrado desaceleração alinhada ao pouso suave esperado para a economia", diz Bruno Imaizumi, economista da consultoria 4intelligence.


"Vai crescer de maneira mais comedida e mais alinhada com a variação do PIB", acrescenta ele, que chama a atenção para os ganhos de renda dos trabalhadores.


No trimestre até dezembro, o rendimento médio do trabalho alcançou R$ 3.613 por mês, conforme o IBGE.


É o maior valor da série em termos reais —com ajuste pela inflação. Houve altas de 2,4% frente ao trimestre até setembro (R$ 3.527) e de 5% ante o intervalo até dezembro de 2024 (R$ 3.440).


Para a gestora Kínitro Capital, a Pnad mostra um mercado de trabalho ainda aquecido, com "forte alta dos rendimentos", apesar de os últimos resultados indicarem sinais de desaceleração na criação de vagas.


A instituição diz que o reajuste do salário mínimo deve gerar novo incremento na renda no início de 2026.


COMÉRCIO LIDERA ABERTURA DE VAGAS

O número de ocupados no grupamento de atividades que inclui o comércio teve aumento de 299 mil em relação ao trimestre finalizado em setembro. Foi a maior alta em termos absolutos na pesquisa.


Houve impacto da demanda sazonal por mão de obra a partir de eventos como a Black Friday, conforme Adriana Beringuy, do IBGE.


O segundo maior aumento (mais 282 mil ocupados) ocorreu nas atividades de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais.


"Após queda de ocupação registrada no 3º trimestre [até setembro], o comércio apresentou recuperação no fim do ano, expandindo seu contingente de trabalhadores em diversos segmentos, com destaque para o comércio de vestuário e calçados", disse Adriana.


O QUE EXPLICA O DESEMPREGO BAIXO?

A técnica do IBGE associou o desemprego baixo a uma economia que cresceu nos últimos anos com estímulos ao consumo das famílias. Nesse sentido, ela destacou o avanço da renda a partir de medidas como a valorização do salário mínimo.


Outra questão que analistas costumam citar para explicar o contexto atual é a mudança demográfica em curso no país.


Com o envelhecimento da população, a tendência é de que uma parcela dos brasileiros saia do mercado e deixe de procurar ocupação.


Isso reduz a pressão sobre a taxa de desemprego porque uma pessoa sem trabalho também precisa estar em busca de oportunidades para ser considerada desocupada. Não basta só não trabalhar.


A população fora da força de trabalho, ou seja, que não estava ocupada nem desempregada, chegou a 66,2 milhões no trimestre até dezembro.


Houve acréscimo de 0,5% ante o período até setembro (mais 313 mil). O IBGE considera a variação dentro da margem de estabilidade estatística.


Já na comparação com o trimestre encerrado um ano antes, em dezembro de 2024, a população fora da força cresceu 2,1% (mais 1,3 milhão).


De acordo com Adriana Beringuy, o aumento tem um componente demográfico "bem importante", mas não se resume a isso.


Ela afirmou que jovens também podem ter saído da força para se dedicar aos estudos graças à melhora da renda domiciliar


O mercado de trabalho ainda é influenciado pela geração de vagas ligadas à tecnologia. Estudo recente do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) estimou que atividades realizadas por meio de aplicativos reduziam o desemprego em 1 ponto percentual.


Conforme o IBGE, o número de trabalhadores por conta própria renovou o recorde da série no trimestre até dezembro (26,1 milhões), assim como o de empregados com carteira assinada no setor privado (39,4 milhões).


O nível da ocupação, que mede o percentual de ocupados na população de 14 anos ou mais, foi de 58,9% nos últimos três meses. Só ficou levemente abaixo do encontrado no trimestre até novembro (59%).


A taxa de informalidade, por sua vez, foi de 37,6% até dezembro. Trata-se da fatia de informais na população ocupada.


Percentuais de informalidade abaixo de 37,6% só foram registrados durante o ano de 2020. À época, as restrições da pandemia expulsaram do mercado profissionais sem carteira ou CNPJ.


"O país atravessa um período marcado por taxa de desemprego em mínimas históricas, crescimento real dos salários e elevado grau de formalização. Essa combinação tem ajudado a amortecer a desaceleração da atividade e a reduzir os efeitos da política monetária restritiva", afirma Rafael Perez, economista da Suno Research.


De acordo com ele, o mercado de trabalho seguirá aquecido, mas a taxa de desemprego deve encerrar 2026 em um nível levemente superior ao observado em 2025, em razão do menor crescimento esperado para a economia.


TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O DESEMPREGO

O que é o desemprego?

O desemprego se refere às pessoas de 14 anos ou mais que não estão trabalhando, mas que estão disponíveis e tentam encontrar trabalho.


Para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego. É preciso que essa pessoa também procure oportunidades.


Como funciona a Pnad Contínua?

É o principal instrumento para monitorar a força de trabalho do país. Conforme o IBGE, sua amostra corresponde a 211 mil domicílios, em todos os estados e no DF, que são visitados a cada trimestre. Cerca de 2.000 entrevistadores trabalham na coleta da pesquisa.


Como é medida a taxa de desemprego?

É a porcentagem das pessoas na força de trabalho que estão desempregadas.


A força de trabalho é composta pelos desempregados e pelos ocupados. Os ocupados, por sua vez, são aqueles que estão trabalhando de modo formal ou informal —ou seja, com ou sem carteira assinada ou CNPJ.


O que explica o desemprego baixo?

Ele se explica principalmente por um mercado de trabalho aquecido, reflexo da atividade econômica no país. Mudanças demográficas e tecnológicas também contribuem para uma taxa baixa, segundo analistas.


Que efeito o desemprego baixo pode ter na economia?

Com mais pessoas trabalhando, o consumo tende a crescer, já que a população tem mais renda disponível. Por outro lado, isso pode pressionar a inflação, já que eleva a demanda por bens e serviços.


Em meio a esse cenário, o BC (Banco Central) levou a taxa básica de juros para 15% ao ano. A medida busca esfriar o consumo e conter o aumento dos preços.


Leonardo Vieceli

Folha de São Paulo

Novo RG: agenda é aberta com mais de 2,8 mil vagas por dia em Mato Grosso do Sul

 




São ofertadas 2.842 vagas diárias em Mato Grosso do Sul, com atendimento na Capital e no interior


A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Identificação e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, abriu nesta sexta-feira (30), o agendamento on-line para emissão do novo RG. O documento corresponde à Carteira de Identidade Nacional (CIN), modelo unificado adotado em todo o país.


O agendamento aberto nesta sexta-feira contempla atendimentos para o mês de março. No entanto, ainda há inúmeras  vagas disponíveis para o mês de fevereiro, tanto na Capital quanto no interior do Estado.


Atualmente, são disponibilizadas 2.842 vagas diárias em Mato Grosso do Sul, sendo 1.000 vagas por dia em Campo Grande e 1.842 vagas no interior do Estado. O agendamento é realizado exclusivamente de forma on-line, sem custo para a primeira via do documento.


O atendimento à população ocorre por meio de 93 postos de identificação distribuídos em todo o Estado. Somente em 2025, já foram confeccionadas 342.170 Carteiras de Identidade Nacional. Desde o início da produção, em janeiro de 2024, o total chega a 651.247 documentos emitidos, refletindo a ampliação da capacidade operacional e o aumento da demanda pelo novo RG.


“Nosso objetivo é assegurar que o cidadão tenha acesso ao documento de forma organizada, segura e dentro da capacidade de atendimento do Estado. A ampliação das vagas, a estrutura dos postos e os resultados alcançados demonstram esse compromisso”, destaca o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira Freitas.


Em situações de urgência devidamente comprovadas, quando não for possível realizar o agendamento on-line, o cidadão pode procurar diretamente um dos Postos de Identificação, apresentando a documentação necessária e justificando a necessidade imediata da emissão do documento.


Documento moderno e seguro


O novo RG, denominado Carteira de Identidade Nacional (CIN), adota o CPF como número único de identificação e conta com QR Code e código MRZ, padrão internacional utilizado em passaportes. Os recursos ampliam a segurança do documento e permitem a verificação eletrônica de sua autenticidade. Informações complementares, como tipo sanguíneo e dados de saúde, podem ser incluídas de forma opcional.


Validade e gratuidade


A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o território nacional. O prazo de validade varia conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de 0 a 11 anos; dez anos para pessoas de 12 a 59 anos; e validade indeterminada para cidadãos a partir de 60 anos.


O RG no modelo antigo permanece válido até 2032, não sendo obrigatória a substituição imediata pelo novo documento. A gratuidade está assegurada até 2032, conforme regulamentação do Governo Federal.


Como realizar o agendamento


O agendamento deve ser feito pelo site  servicos.sejusp.ms.gov.br,seguindo os seguintes passos: acessar a opção “1ª ou 2ª emissão do RG”; escolher o posto de atendimento; selecionar dia e horário disponíveis; preencher os dados solicitados; confirmar o agendamento, que será encaminhado ao e-mail cadastrado.


A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado e da Polícia Científica com o fortalecimento da identificação civil, a garantia de direitos e a prestação de serviços públicos de qualidade à sociedade sul-mato-grossense.


Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS

PT busca plano B para Governo de Minas enquanto Lula insiste em Rodrigo Pacheco

 

                                             Folhapress

  • Aliados do presidente avaliam aliança com senador Cleitinho ou presidente da Assembleia Legislativa

  • Petista precisa de palanque forte no segundo maior colégio eleitoral do país para impulsionar reeleição


O presidente Lula (PT) avisou a auxiliares que vai procurar o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para tentar convencê-lo a disputar o Governo de Minas Gerais, o que garantiria um palanque forte para o petista no segundo maior colégio eleitoral do país.


Diante dos sinais contrários dados por Pacheco nos últimos meses, lulistas tentam buscar um plano B em Minas, com um leque de alternativas que inclui o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite (MDB), e o ex-procurador-geral de Justiça Jarbas Soares.


Também são citadas as prefeitas de Contagem, Marília Campos, e de Juiz de Fora, Margarida Salomão, ambas petistas. As menções a Marília, porém, são mais frequentes para uma das duas vagas ao Senado.


Ao menos até aqui, o movimento não tem o aval de Lula. O presidente está convencido de que Pacheco é o nome ideal para a disputa no estado e pretende convidá-lo para uma conversa sobre seu destino político. O petista tem enaltecido o senador em conversas com aliados. Além disso, para a costura de um acordo, busca ajuda do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).


O diretório mineiro do PT também dificultaria uma possível aliança entre Lula e Cleitinho. Petistas do estado dizem que o senador dá sinais trocados e o veem como bolsonarista —no último fim de semana, por exemplo, Cleitinho apoiou a caminhada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pela liberdade de Jair Bolsonaro (PL).


Além de Cleitinho, aliados do presidente também identificam no deputado estadual Tadeuzinho, presidente da Assembleia, um possível candidato ao governo estadual.


Recentemente, no entanto, Lula recomendou que o presidente do PT, Edinho Silva, adiasse a negociação com Tadeuzinho à espera de um aceno de Pacheco. A medida foi interpretada no entorno de Lula como um sinal de que as conversas com Pacheco poderiam evoluir.


Procurado, Tadeuzinho afirmou que hoje é pré-candidato a deputado estadual. O emedebista disse que passou os últimos meses focado na dívida do estado e que qualquer caminho diferente ao da reeleição será discutido a partir de agora com seu grupo político.


Minas Gerais tem o segundo maior eleitorado do Brasil, superado em tamanho apenas pelo de São Paulo. Tradicionalmente, o candidato a presidente que vence em solo minero é eleito. Desde 1945, só quem ganhou a Presidência apesar da derrota em Minas foi Getúlio Vargas, em 1950.


Lula e seus aliados avaliam que a eleição presidencial de 2026 será acirrada. Ter candidatos fortes a governador fazendo campanha pelo petista seria importante para ele não perder votos que teve nos estados em 2022. Naquele ano, Lula obteve 50,2% dos votos mineiros.


O presidente da República tem dito a aliados que ainda buscará ter mais conversas com Pacheco sobre a possibilidade de uma candidatura. Lula fala, nos bastidores, que quer contar com o senador para um projeto político amplo. Ele propõe a montagem de um palanque que dê segurança para que Pacheco assuma o desafio.


Aliados do petista avaliam que o senador do PSD poderia disputar o governo com uma chapa forte, tendo o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT) e Marília Campos como candidatos ao Senado. O ex-prefeito de BH Marcio Lacerda também tem sido assediado como possível vice de Pacheco —mesmo com o recado já dado a pessoas próximas de que não pretende voltar à vida pública.


Pacheco, por sua vez, vem afirmando a aliados que pretende encerrar sua trajetória política ao fim de seu atual mandato como senador, que acaba em fevereiro do ano que vem. Ele esteve entre os cotados para ser indicado a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, no ano passado, mas o presidente acabou escolhendo Jorge Messias. Procurado pela Folha, o parlamentar não quis se manifestar.



Caso decida concorrer a governador, Pacheco provavelmente teria que mudar de partido. O PSD, ao qual é filiado atualmente, agora abriga também o vice-governador Mateus Simões, que é pré-candidato ao governo com o apoio do governador atual, Romeu Zema (Novo).


Lula teria indicado a Pacheco que o melhor partido para ele concorrer, se assim decidir, seria o MDB. Uma eventual migração seria negociada por meio dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL).


Também haveria a possibilidade de Alcolumbre encontrar espaço para Pacheco no União Brasil. Nesse caso, seria necessário oferecer mais garantias ao senador. Uma das possibilidades seria, sempre por meio do presidente do Senado, tentar emplacar um aliado de Pacheco como presidente do diretório mineiro do partido.


Com o cenário indefinido, setores petistas de Minas Gerais discutem a possibilidade de lançar a reitora da UFMG, Sandra Goulart, como candidata ao governo. É pouco provável, porém, que Lula e a direção nacional do PT deixem a definição de uma candidatura majoritária no estado para a seção local do partido.


Petistas mineiros acham possível que Cleitinho não seja candidato e indique seu irmão, Gleidson Azevedo, prefeito de Divinópolis, como vice de Simões. O senador tem descartado essa hipótese.


Catia SeabraThaísa OliveiraCaio SpechotoFolha de São Paulo

BATAGUASSU Motorista é preso em flagrante transportando 50 quilos de cocaína

 

                                              Divulgação


A Polícia Federal apreendeu, nessa quinta-feira (29/1), aproximadamente 50 kg de cocaína durante fiscalização de rotina realizada no município de Bataguassu. A ação resultou na prisão em flagrante do condutor do veículo.


De acordo com informações policiais, durante a abordagem, os policiais localizaram a substância entorpecente, composta por pasta base e por cloridrato de cocaína, ocultada na cabine do veículo fiscalizado.


O motorista foi conduzido à unidade da Polícia Federal, juntamente com o veículo e com o material apreendido, para a adoção das medidas legais cabíveis. Ele poderá responder pelo crime de tráfico de drogas.