quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Véspera do natal registra 30 novos óbitos por Covid-19 em Mato Grosso do Sul

 


Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), publicado na manhã desta quinta-feira (24), véspera de natal, Mato Grosso do Sul já tem 126.583 casos confirmados de Covid-19 e 2.160 óbitos pela doença.


São 1.402 casos e 30 mortes a mais que ontem. Os recuperados já somam 109.215. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui um total de casos de 7.365.517 e 189.220 óbitos.



Em isolamento domiciliar encontram-se 14.520 doentes. Há 688 pessoas internadas, sendo 382 em leitos clínicos (241 público; 141 privado) e 306 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (208 público; 98 privado).


Campo Grande registrou de ontem para hoje 671 novos casos; Dourados 98; Maracaju 75; Ponta Porã 62; Corumbá 57; Três Lagoas 55; Caarapó 25 e Naviraí 25.


Campo Grande, Aquidauana, Ladário, Glória de Dourados, Paranaíba, Coxim, Jardim, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste são as cidades que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.


Medidas Restritivas 

O toque de recolher das 22h às 5h foi prorrogado, portanto, quem for pego nas ruas neste período, pode ser penalizado. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, atingir o nível desejado de isolamento social e conter a proliferação do novo coronavírus.


“Uma grande parte da população não tem sido colaborativa, estão se aglomerando, fazendo festas, estão optando pela morte, e não pela vida”, disse o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.


Esperança

A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) enviou proposta ao Instituto Butantan para compra de 347,8 mil doses da vacina contra a Covid-19, CoronaVac, desenvolvida pela entidade em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.


Geraldo Resende, secretário de Estado de Saúde afirma que faltam poucos dias para que a população seja vacinada. “Final de janeiro e fevereiro temos a perspectiva de começar a fazer a vacinação”.


“Em 2021 podemos voltar a fazer as comemorações que deixamos de fazer esse ano”, expressa o secretário.


Orientações

A SES afirma que o isolamento social; o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.


Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias.


Caso os sintomas se agravem, é recomendado que se procure uma unidade básica de saúde mais próxima.


“Fique em casa, faça sua comidinha, faça sua oração, veja televisão, é isso que você tem que fazer [nesse natal]”, ressalta Christine Maymone, secretária adjunta da saúde.


“Faça a melhor escolha, não participe e nem realize aglomerações neste natal. Não é momento de aglomerar, vamos proteger as nossas famílias”, complementa.

Nenhum comentário: