quinta-feira, 19 de novembro de 2020

MS possui o 2° maior percentual de pessoas que consomem álcool e tabaco

 



Com mais de 700 mil pessoas que relatam ingerir bebidas alcoólicas, Mato Grosso do Sul figura como 2° colocado no país no “ranking” de “apreciadores” deste hábito. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18), em pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Conforme o levantamento, com percentual de 35%, sendo 704 mil pessoas que relataram ingerir bebidas alcoólicas, MS figura no segundo lugar do ranking, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que obteve neste contexto, um percentual de 39.9%.


Foi apontado ainda Campo Grande, como a capital com o quinto maior percentual de consumo de álcool dentre as capitais, sendo o percentual de 38,9%, atrás apenas de Porto Alegre, com 47,5%.  O menor percentual é o de Manaus, com 17,3%.


Conforme mostrado pelo Dourados News, entre o hábito de dirigir após beber, é menor entre as mulheres. A pesquisa mostrou  que 26,2% dos entrevistados sul-mato-grossenses do sexo masculino admitiram ter bebido e dirigido nos 12 meses que antecederam a entrevista. Entre as mulheres este percentual é de 9,2.


Outro fato que mostra a pesquisa, é que os jovens adultos são o maior percentual de consumidores de álcool e de motoristas que bebem e dirigem.


Por grupos de idade, as distribuições mostram que o principal grupo que consome álcool e que dirige após ter bebido é aquele composto pelas pessoas com 25 a 39 anos de idade, seguido pelo daqueles com 18 a 24 anos. 

A maioria dos que tem costume de consumir álcool uma vez por semana, também está na faixa etária de 25 a 39 anos de idade, bem como os que consomem 5 ou mais doses de uma vez


Estado também é recordista em número de fumantes


Mato Grosso do Sul, registra ainda conforme os dados, o segundo maior percentual de fumantes entre as unidades da federação. O total de 14,9% da população de 18 anos ou mais é fumante e 269 mil pessoas disseram que mantém esse hábito. Novamente o percentual fica atrás apenas do dado obtido no Rio Grande do Sul, com 15, 8%. O menor foi registrado em Sergipe, sendo de 8,2%. 


Campo Grande registrou o maior número de fumantes entre as capitais, com o total de 109 mil pessoas que informaram aos pesquisadores usarem nicotina. 


Em Campo Grande, os números ficam em 16,1% (109 mil pessoas). Campo Grande tem o maior percentual de fumantes dentre as capitais, sendo Aracajú o menor, com apenas 4,9% da população.


Entre as mulheres, apenas 12,2% eram fumantes em MS. Entre os homens, 18%. Na capital, 18,7% dos homens eram fumantes e 14,5% das mulheres. 


Em MS, entre os grupos de idade, o de 18 a 24 anos é o que apresenta a maior porcentagem, com 15,2%, seguido do de 25 a 39 anos, com 14,9%. Na capital os grupos seguem a mesma ordem, com 20,5% e 16,8%.


O levantamento mostra ainda que o percentual de quem fuma diminui, conforme o nível de instrução.

Nenhum comentário: