terça-feira, 8 de outubro de 2019

Soja abre semana à espera de novidades


Por:  -Leonardo Gottems

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (07.10) baixa de 1,00 ponto no contrato de Novembro/19, fechando em US$ 9,1525 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 0,25 e 0,75 ponto.


Os principais contratos futuros abriram a semana em leve baixa no mercado norte-americano da soja, em um movimento claramente técnico dos investidores no aguardo de novos números ou notícias que possam direcionar tendências. Uma delas pode ser o início formal das negociações entre China e Estados Unidos, com reuniões em Washington (DC) entre a comitiva liderada pelo vice-presidente chinês, Liu He, e os responsáveis norte-americanos.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, a semana começa em passos lentos, com a especulação em aversão a entrada do mercado frente ao novo relatório de Oferta e Demanda Mundial do USDA, que será publicado nesta próxima quinta-feira, dia 10 de Outubro. A ARC espera que um “movimento altista seja disparado após a publicação dos novos números, motivado pela redução da oferta norte-americana de grãos”.

“Entretanto, qualquer ganho do mercado não deverá ser duradouro, uma vez que a falta de demanda continua sendo um fator de peso para as cotações no longo-prazo. A neve chega por regiões remotas dos Estados Unidos, principalmente nos estados vizinhos ao Canadá. Alguns pequenos talhões de soja e milho são afetados com a intempérie, entretanto ainda não há escala o suficiente para ameaçar a safra nacional como um todo. Fundos continuam empilhados no lado das vendas para as principais commodities agrícolas, entretanto o momento de reversão tem sido gradual”, apontam os analistas da ARC Mercosul.

Nenhum comentário: