sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Estreia: TROCA DE RAINHAS


- Coprodução franco-belga que concorreu ao prêmio César de filme estrangeiro, “Troca de Rainhas”, de Marc Dugain, adapta romance de Chantal Thomas para retratar episódio histórico, ocorrido entre França e Espanha, em 1721.

Após anos de guerra contra a Espanha, o regente francês Philippe d’Orléans (Olivier Gourmet) tenta fortalecer os laços com aquele país propondo um intercâmbio de casamentos: sua própria filha, Louise-Elisabeth (Anamaria Vortolomei), com o herdeiro espanhol, Luís (Kacey Mottet Klein) e o rei francês, o menino Louis XV (Igor van Dessel), de 11 anos, com a princesinha espanhola Mariana Vitória (Juliane Lepoureau), de apenas 4 anos (no filme, no entanto, ela é mais velha do que no evento histórico, embora ainda uma criança que brinca de bonecas).

É o tipo do filme de época que respira, com personagens atravessados por sentimentos e contradições humanos, ao mesmo tempo que embrenhados em dilemas políticos. O próprio rei da Espanha, o francês Felipe V (Lambert Wilson), neto de Louis XIV, manifesta seus conflitos com a falta de liberdade a que estão submetidos mesmo soberanos como ele.

Nenhum comentário: