O curta-metragem sul-mato-grossense “Ela veio me ver”, do diretor aquidauanense Essi Rafael, será exibido pela primeira vez fora do Brasil neste sábado, 02 de abril, na cidade norte-americana de Chicago, durante a 27ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Chicago.
Uma segunda exibição está programada para a próxima semana, além do debate sobre a produção, que ocorrerá no dia 06 de abril, durante o evento intitulado “Noite do Brasil”, que contará ainda com uma festa fechada em uma famosa churrascaria de inspiração brasileira. São esperadas cerca de 40 mil pessoas durante as duas semanas de festival, que tem por tradição levar ao público o melhor da produção cinematográfica de países como Argentina, Brasil e México.
Após as exibições em Chicago, o filme e o diretor seguem para a província de Connecticut, ao norte de Nova York, onde ocorrerá o Festival de Cinema de Litchfield Hills, na cidade interiorana de New Milford, uma região conhecida por suas colinas e casas antigas, paisagens que já serviram de cenário para filmes tão díspares quanto “O Mundo de Jack e Rose”, protagonizado por Daniel Day-Lewis e “A Herança de Mr. Deeds”, com Adam Sandler. O Festival de Litchfield Hills acontece entre os dias 06 e 10 de abril.
A última parada do curta-metragem é na Flórida, sudeste do país, também no mês de abril. A capital da província, Tallahassee, será palco do Festival de Cinema de Tallahassee, onde serão apresentados filmes de todo o mundo. Dentre os curtas concorrentes, estão produções da Suécia, Espanha e França, além do filme ganhador do Oscar de melhor curta-metragem em 2011, “God of Love”.
“Ela veio me ver” conta a história de dois adolescentes tímidos, que passam uma tarde juntos pela primeira vez. O filme tem duração 16 minutos e foi inteiramente rodado na cidade de Campo Grande. A estreia ocorreu em janeiro na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes e nos últimos meses a produção já foi exibida em mais de 20 cidades brasileiras.
A cópia em película legendada em inglês foi financiada por diversos órgãos e instituições culturais do estado, tais como a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), a Fundac (Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande) e o Pontão de Cultura Brasil Plural, em esforços de suas respectivas autoridades e diretores, Américo Calheiros, Roberto Figueiredo e Laércio Silva, além do apoio do vereador Athayde Nery.
Já as passagens aéreas foram viabilizadas pela Prefeitura Municipal de Aquidauana, através do prefeito Fauzi Suleiman e do diretor da Fundaq (Fundação de Cultura de Aquidauana), Rangel Castilho.
O retorno do cineasta Essi Rafael ao Brasil está previsto para o dia 17 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário