A elevação foi motivada pela maior procura por carne bovina
De acordo com dados da análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), um dos maiores produtores mundiais de leite, a Nova Zelândia está disposta a manter cooperação com o Brasil, e particularmente com o Paraná, para melhorar a produção e juntos buscar estratégias para a liberalização internacional de mercados. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (25) na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, em reunião com o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Richard Prendergast.
Em Mato Grosso, a carcaça casada do boi registrou em novembro de 2024 o maior preço da série histórica, impulsionada por uma valorização expressiva na arroba do boi gordo e pela demanda aquecida no mercado interno e externo. Até o dia 22 de novembro, o preço da arroba acumulou alta de 39,67% em relação a setembro de 2024, mês que marcou o início da recuperação do indicador.
A elevação foi motivada pela maior procura por carne bovina, que superou a oferta de animais terminados para abate. Com o bom escoamento do produto no estado, as indústrias conseguiram repassar os custos mais altos para o atacado. Nesse cenário, o valor da carcaça casada subiu 32,41% em novembro, sendo cotada a R$ 22,64 por quilo, o maior patamar já registrado.
A relação entre o preço de venda da carcaça casada e a arroba do boi gordo também se estreitou, com a diferença reduzida para 9,99% no período, refletindo a intensa valorização da matéria-prima. Para o próximo mês, a expectativa é de que a demanda pela carne bovina permaneça aquecida. Festividades de fim de ano e o aumento no poder aquisitivo da população tradicionalmente impulsionam o consumo da proteína vermelha, podendo sustentar os atuais patamares de preços ou até levar a novas altas.
Agrolink - Seane Lennon
Nenhum comentário:
Postar um comentário