sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Semeadura da soja em Mato Grosso inicia antes do previsto

 

                                                            Agrolink

Até a última sexta-feira apenas 0,45% dos 12,22 milhões de hectares estimados foram efetivamente semeados com soja
Por:  -Aline Merladete

Até a última sexta-feira (15.09), apenas 0,45% dos 12,22 milhões de hectares estimados no estado foram efetivamente semeados com soja. É importante destacar que em 2023, uma medida excepcional foi adotada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa): a autorização para o início da semeadura da soja a partir de 1º de setembro, mediante solicitação prévia dos produtores junto à Superintendência Federal de Agricultura do Mapa em Mato Grosso (SFA-MT) e a obtenção da devida liberação.



No que diz respeito às diferentes regiões do estado, todas já deram início aos trabalhos no campo, sendo que a região oeste se destaca como a mais adiantada, alcançando 0,93% da área prevista já semeada. Entretanto, com o término do período de vazio sanitário da soja em Mato Grosso previsto para a próxima semana, a necessidade de chuvas regulares aumenta consideravelmente em todo o estado.


De acordo com dados do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), as previsões indicam precipitações na faixa de 5 a 15 milímetros na maior parte do estado. No entanto, esse volume está abaixo do necessário para suprir todo o déficit hídrico, o que representa um desafio adicional para os agricultores mato-grossenses.

Nenhum comentário: