Foto: Eric Thayer/AFP
Anúncio nas redes sociais indicou o fim da paralisação, após 147 dias de braços cruzados
O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) anunciou que chegou a um acordo com os grandes estúdios de Hollywood, representados pelo guarda-chuva da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), dando fim a greve de roteiristas que já durava 147 dias.
Na noite desta terça-feira (26), o WGA anunciou nas redes sociais um acordo que terminaria com à 0h01 desta quarta-feira: "O WGA chegou a um acordo provisório com o AMPTP. Hoje, nosso Comitê de Negociação, o Conselho do WGAW (Writers Guild of America, West) e o Conselho do WGAE (Writers Guild of America, East) votaram por unanimidade para recomendar o acordo. A greve termina às 0h01".
As conversas avançaram a partir do momento em que os estúdios mandaram seus CEOs para a mesa de negociações. As últimas reuniões contaram com as participações mais ativas de Bob Iger (Disney), David Zaslav (Warner Bros. Discovery), Donna Langley (NBCUniversal) e Ted Sarandos (Netflix).
Segundo fontes ouvidas pela Variety, os estúdios ofereceram composições em várias áreas como forma de diminuir a resistência dos roteiristas e encerrar o impasse.
A AMPTP teria oferecido uma nova fórmula de valores residuais devidos aos escritores, tendo como base o sucesso da obra audiovisual.
As últimas conversas, revela a publicação, giraram em torno do uso de inteligência artificial para criar roteiros, um dos pontos de maior conflito entre as partes. Os estúdios teriam oferecido uma solução em que a IA seria usada de forma auxiliar sem comprometer o salário ou o crédito do roteirista.
Os roteiristas estavam em greve desde o dia 2 de maio. No dia 14 de julho, os atores de Hollywood também iniciaram uma paralisação. O acordo dos roteiristas não possui relação com a greve do SAG.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário