terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Pesquisa mostra que é maior o número de pessoas adultas que moram com os pais

 


Conquistar o tão sonhado diploma, morar sozinho, encontrar o primeiro emprego e buscar a independência financeira. Esse parece ser o sonho de todo jovem que acabou de completar 18 anos, não é mesmo?


Trata-se, porém, de um horizonte que tem sido adiado cada vez mais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro indivíduos dessa faixa etária ainda reside com seus pais.


Especialistas apontam que isso é uma realidade diferente de alguns anos atrás, quando os jovens tinham mais necessidade de entrar no mercado de trabalho para ajudar no sustento das famílias, assumirem responsabilidades, como pagar contas, e se casarem mais cedo.


Porém, com o passar dos anos, os adolescentes foram ganhando mais liberdade para se dedicarem aos estudos, postergando “a vida adulta” – e suas consequências – para além dos 20 anos.



Tendo em vista o Dia do Adulto, celebrado ontem, a psicóloga Vanessa Vilela explica que a chamada “geração canguru” – o grupo de jovens entre 25 e 34 anos que não consegue abandonar “a barra da saia da mãe” – passou a demorar mais tempo para sair de casa por vários motivos.


“Os jovens acabam saindo de casa mais tarde por passarem mais anos se dedicando aos estudos, por optarem por casamentos mais tardios e, claro, por fatores emocionais, econômicos e alto custo de vida nas grandes cidades. Tudo isso acaba alongando o tempo que moram com os pais ou familiares”, explica a estudiosa do comportamento humano. 


Cerca de 15% dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos não frequentaram a escola, não trabalharam e não procuraram emprego em 2021, o que representa um universo de aproximadamente 7,6 milhões de pessoas. E essa realidade atinge todas as classes sociais.


No caso dos jovens mais pobres, o porcentual nessa condição chega a 24%, conforme aponta uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


Essa situação aparentemente cômoda e inofensiva pode causar desgastes, tanto para quem sustenta quanto para quem é dependente dos genitores. “Essa situação pode gerar problemas porque a pessoa não assume o controle e a direção da própria vida, não assumindo as responsabilidades também”, diz a psicóloga.


CRIANÇA INTERIOR?

Vanessa Vilela explica, ainda, que a adolescência é uma fase, um momento de transição entre a infância e a idade adulta, um período muito importante, em que a pessoa forma uma identidade própria.


“Todos nós trazemos uma criança e um adolescente dentro do adulto. Quanto mais cedo olhamos para isso com acolhimento, atenção e carinho, mais temos a possibilidade de curar traumas e feridas que ficaram para trás e acabam nos atrapalhando a crescer”, afirma.


Por outro lado, existem pessoas que “não querem crescer”, com medo das responsabilidades que a vida adulta carrega.


“É mais fácil culpar os outros, as circunstâncias externas e se colocar em uma posição de vítima, esperando que o mundo traga o que a gente precisa. Porém, com essa atitude, os jovens nunca vão conseguir encontrar o que realmente precisam, fazendo com que fiquem em uma realidade infantil ou de adolescente, e não na realidade de um adulto”, diz a psicóloga.


ASSUMINDO AS RÉDEAS

Pela legislação brasileira, uma pessoa é considerada adulta quando completa 18 anos e passa a responder pelos seus atos. Para lembrar a importância dessa transição é que foi criado o Dia do Adulto, celebrado no dia 15 de janeiro, em contraponto ao Dia da Criança.


Mas, apesar de todos os conselhos e ensinamentos, crescer não é uma tarefa fácil, segundo a psicóloga, que atende em Goiânia (GO). A especialista explica que ser adulto é assumir as próprias responsabilidades, as escolhas e as consequências das mesmas.


“Se tornar adulto é aprender a fazer boas escolhas, pegar as rédeas, assumir a responsabilidade e lidar com as consequências, sabendo que nada é 100% bom e nada é 100% ruim também. É necessário aprender que as perdas e os ganhos, os erros e os acertos, os sentimentos bons e ruins fazem parte do pacote da vida e podemos ser felizes assim mesmo”, afirma.


A psicóloga acrescenta, ainda, que ser adulto é aprender a se relacionar com você mesmo. “Quando olhamos, acolhemos e damos atenção para a criança e para o adolescente que trazemos conosco, fica mais fácil de nos tornarmos adultos”, diz Vanessa Vilela.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: