quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Melancia: a fruta que é a cara do verão

 



O início do ano também é marcado pela presença de uma das estações mais quentes: o verão. E sendo o Brasil um país tropical que passa a maior parte do tempo ensolarado, as opções para  refrescar os dias mais quentes são bastante bem-vindas. Composta de 90% de água, a melancia é uma excelente pedida para o calor. E pode parecer coincidência, mas é justamente em janeiro o seu período de colheita. 


Boa parte das frutas, verduras e legumes são comercializados em quase todos os meses em todas as regiões do p     aís. No entanto, tipos e variedades produzidos localmente e no período de safra, quando a produção é máxima, apresentam menor preço, além de maior qualidade e mais sabor, conforme orienta o Guia Alimentar Para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da  Saúde.      


Uma das frutas mais queridas, a melancia faz por merecer esse posto. Suculenta, doce e refrescante, a melancia é uma verdadeira fonte de sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio, além de vitaminas importantes para o organismo, como as vitaminas A, do complexo B e C. E não é só isso! De acordo com outro livro do Ministério da Saúde, Na cozinha com as frutas, legumes e verduras, ela auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e estômago, além de ser um suave calmante. 


Muito apreciada in natura, especialmente como opção para o café da manhã ou sobremesa, a melancia é também utilizada para fazer sucos, torta, salada de frutas, coquetéis, sorvetes e geleias. Mas independente de qual seja a forma de consumo, é importante saber escolher o alimento na hora de comprar. Para isso vale a seguinte dica: as melancias devem ser firmes, com cores uniformes e pesadas. Devem ressoar quando se bate levemente nelas. O lado em que a fruta ficou apoiada no chão deve ser amarelado, não branco ou verde.


Por serem muito grandes, é normal que ainda sobre uma quantidade razoável da fruta após o primeiro consumo. Então, para não desperdiçar é possível colocar as fatias restantes em um recipiente com tampa e levar à geladeira por até 2 dias. Já as melancias inteiras podem ser armazenadas em local fresco por 2 semanas.


E vale lembrar que a popularidade da melancia também é percebida no campo. Isso porque o cultivo da fruta tem expressiva importância para a economia brasileira, já que ela é a terceira mais produzida no país em plantações de pequenos a grandes produtores. Com esse trabalho, o Brasil se tornou o quarto maior produtor de melancia do mundo. E da plantação até a sua casa, ela percorre um caminho e tanto que você pode conhecer agora:


Sobre o Guia Alimentar do Ministério da Saúde

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo. Foi feito para todos os brasileiros e brasileiras! Ele reúne um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade como um todo, hoje e no futuro. Acesse agora para consultar todas as orientações e garantir mais saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário: