domingo, 8 de janeiro de 2023

Mato Grosso do Sul inicia 2023 com 9 homicídios registrados e uma morte em confronto com a PM

 

A primeira semana de 2023 registrou 9 homicídios em Mato Grosso do Sul, sendo 6 no primeiro dia do ano, crimes cometidos em 5 cidades. Só em Campo Grande, duas pessoas foram assassinadas e encontradas mortas na madrugada do dia 1º.


Conforme os dados estatísticos da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), foram 9 homicídios dolosos registrados neste ano. Quatro mortes aconteceram em Campo Grande, uma em Aral Moreira, uma em Bonito, uma em Cassilândia e duas em Dourados.


Além dos homicídios dolosos, foi registrado um homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. Luan Veríssimo Valadares, 31 anos, morreu na madrugada do dia 1º, após trocar tiros com policiais do Batalhão de Choque em Campo Grande.


 

Homicídios registrados em 2023

Em Campo Grande, dois homens foram assassinados na madrugada do primeiro dia do ano. Edvaldo Carlos Ramos, de 56 anos, foi morto com três tiros na frente de casa, na Vila Piratininga.


Ainda segundo testemunhas, ele teria discutido com um casal antes do crime. Após os tiros, vizinhos foram até a delegacia da região e avisaram sobre o ocorrido.


Já no Jardim Noroeste, corpo de uma pessoa ainda não identificada foi encontrado. O caso é considerado homicídio, uma vez que a vítima tinha ferimentos pelo corpo de pedradas. Até o dia 6 de janeiro a pessoa ainda não tinha sido identificada.


 

Neste sábado (7), Lucas Ferreira Sanabria, 28 anos, foi assassinado na conveniência que era proprietário, no Parque do Lageado. O atirador chegou a pedir uma cerveja, para despistar o crime, e matou a vítima com 5 disparos.


Consta ainda no sistema da Sejusp uma quarta morte que teria ocorrido em Campo Grande. No entanto, não foi localizado registro da ocorrência no Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional).


Além dos crimes na Capital, um empresário campo-grandense foi assassinado durante briga de trânsito em Bonito. Thiago Santos Freitas, de 33 anos, foi morto com dois tiros na cabeça na madrugada do dia 1º.


 

Também na madrugada do primeiro dia do ano, Julio Avalo foi encontrado morto em Aral Moreira, no Assentamento Santa Catarina. Momentos depois, o autor do crime foi preso e teria cometido o assassinato por ciúmes da namorada.


Em Dourados, Victor Alexandre Ortega Morato, de 22 anos, foi vítima de espancamento. Ele voltava para casa na madrugada do dia 1º, quando um grupo de homens mexeu com o rapaz.


Além de Victor, estavam no carro a esposa e amigos. Ele foi tirar satisfação com os suspeitos, quando foi espancado. Então, foi internado no hospital, mas não resistiu aos ferimentos.


Já na manhã de sábado (7), homem de aproximadamente 39 anos identificado como Eleodoro foi encontrado morto a facada em Dourados.


Mãe assassinou bebê de 2 meses

Outro caso de grande repercussão foi a morte de uma bebê de apenas dois meses. A menina foi assassinada pela mãe, uma jovem de 24 anos, em Cassilândia.


A princípio, a mulher alegou que teve um surto psicótico. Ela foi presa em flagrante e, segundo o registro policial, teria jogado a bebê no chão. Assim, a jovem teve a prisão preventiva decretada.


2022 registrou mais mortes que anos anteriores


Ainda conforme os dados da Sejusp, 2022 foi o ano com mais mortes registradas, desde 2020. Foram 427 homicídios registrados em 2020, dos quais 25 em janeiro. Já em 2021 ocorreram 434 homicídios, sendo 30 no primeiro mês do ano.


Enquanto isso, em 2022 foram registradas 447 mortes violentas, das quais 45 registradas só em janeiro. O mês foi o segundo com mais homicídios registrados em Mato Grosso do Sul, sendo o primeiro outubro, com 55 mortes.

Nenhum comentário: