terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Diretor do São Paulo revela que renovação com destaque da Copinha está "bem encaminhada"

 


Gazeta Esportiva


O diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte comentou a situação contratual de alguns jogadores oriundos de Cotia, as categorias de base do Tricolor. Dentre eles, está o atacante Talles Wander que, segundo o dirigente, tem renovação "bem encaminhada" com o clube.


"Hoje, eu digo que 95% do elenco da base está com contratos novos. Mas há casos como o do Talles (Wander). Conversei com pessoal da base e está muito bem encaminhado (a renovação), indo para os moldes corretos, Já fizemos isso também com o Rodriguinho, Caio, Beraldo e Talles Costa", disse Belmonte durante participação em live do canal Arnaldo e Tironi, no YouTube.


"Havia uma discussão sobre valores, essa questão avançou e acho que vamos conseguir. Mas, se comparar com o Marquinhos, há um risco sim (de perder o jogador). Era aquele caso dos contratos de 5 anos que não têm valor. Conversei com o (Marcos) Biasotto [diretor da base], e ele estava satisfeito com a conversa com os empresários do atleta", completou.


Talles Wander assinou um contrato com o São Paulo em 2019, ainda sob a gestão Leco. Na ocasião, ampliou seu vínculo por cinco temporadas (até novembro de 2024).


Contudo, este tipo de contrato não é reconhecido pela Fifa. A entidade entende que vínculos envolvendo menores de idade podem ter duração máxima de três anos, diferente da lei brasileira. Ou seja, o jogador está livre para acertar com qualquer clube do exterior.


Esta é uma situação semelhante à outras duas vividas pelo Tricolor recentemente, com Marquinhos e Luizão. O primeiro foi negociado com o Arsenal, por 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 15,8 milhões). Já o segundo deixou o Morumbi para defender o West Ham, da Inglaterra.


Sem poder de barganha, o São Paulo não viu outra opção a não ser se contentar em permanecer com 15% dos direitos do jogador e liberá-lo ao time inglês.


Belmonte, porém, promete que esse problema não voltará a se repetir na equipe paulista. Ele afirmou que, enquanto os jovens não estiverem com um status contratual bem definido, não serão aproveitados no profissional.


"A decisão que tomamos é: jogadores que não tiverem esses novos contratos, não serão aproveitados no time principal. Então não vai acontecer novamente os casos do Marquinhos e do Luizão. Quem não renovar na base não vai subir para o profissional. Isso nem é tanto pelo que aconteceu com o Marquinhos, é mais pelo caso do Luizão, que realmente foi muito ruim para nós", comentou.


Um dos destaques do São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Talles Wander já soma quatro gols em dois jogos nesta edição do torneio. O camisa 9 poderá ampliar sua marca nesta terça-feira, em duelo contra o Marília, às 21h45 (de Brasília).

Nenhum comentário: