quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Colheita da soja avança lentamente

 

                                                          Pixabay

Avanço observado é de apenas 0.6%. Chuvas é um dos limitantes
Por:  -Aline Merladete

Conforme indicado pelo último boletim de monitoramento das lavouras no país, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o plantio da soja está finalizado em boa parte dos estados produtores do grão, mas a colheita ainda é incipiente com apenas 0.6% registrado nas áreas monitoradas, com um aumento de apenas 0.3% em relação à semana anterior.



No estado do Mato Grosso, as chuvas recorrentes atrasaram a colheita, mas favoreceram o desenvolvimento das lavouras. Já nas lavouras de Goiás, as chuvas intercaladas com bons períodos de insolação favoreceram o crescimento dos indivíduos.


As chuvas também foram positivas para as lavouras do Paraná e Mato Grosso do Sul, principalmente nas áreas que estavam em situação de déficit hídrico. Já em São Paulo, a maioria das áreas estão em enchimento de grãos, e as chuvas mantiveram as temperaturas relativamente mais baixas, o que atrasou a maturação das lavouras mais precoces.


A situação hídrica no Rio Grande do Sul e a irregularidade das chuvas em algumas regiões, impediu a finalização do plantio, além de comprometer o bom desenvolvimento das lavouras. 


Na Bahia, foi iniciada a colheita em algumas áreas irrigadas. As demais lavouras apresentam bom desenvolvimento. Em contraste com o atraso do plantio no Maranhão, devido à falta de chuvas regulares. No Piauí, o plantio está quase finalizado e as lavouras apresentam bom desenvolvimento.

Nenhum comentário: