segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Benefícios do limão para sua saúde que você não vai acreditar

 

                                            Henrique Westin/istock

Conhecido por ser excelente opção de suco refrescante ou até ingrediente de caipirinha, essa fruta "esconde" benefícios fantásticos. Confira!

Por Walter Farias

Sabemos que o limão está presente em muitas cozinhas e geladeiras. Assim, também está no dia a dia com vários hábitos. Porém, você sabia que além dos benefícios de tomar água com limão em jejeum, esta fruta "esconde" benefícios incríveis para nossa saúde e bem-estar?  Por isso, resolvemos trazer alguns dos benefícios do limão.


Sabemos que as frutas são fonte de nutrientes e vitaminas importantes para o funcionamento do nosso organismo, no entanto, os benefícios do limão realmente chamam atenção e merecem destaque por sua diversidade. 


Benefícios do Limão

Rico em vitamina C, minerais diversos e antioxidantes, o limão é uma fruta de caráter versátil e pode ser consumido in natura, em forma de suco, shakes, temperos etc. Por isso, a sua participação no nosso dia a dia acaba se fazendo de modo muito fácil.


Contudo, além da praticidade e de ser facilmente encontrado em qualquer supermercado ou feira do Brasil, esta fruta carrega consigo ótimos benefícios para saúde e bem-estar. Confira agora alguns desses benefícios e tenha ainda mais motivos para colocá-lo em seu cotidiano.


Controla a pressão arterial

O limão contém potássio. Este mineral é capaz de promover a diminuição da pressão arterial. Deste modo, o consumo sem exageros, auxilia no controle da pressão. Ou seja, ajuda a manter a pressão de uma faixa saudável, evitando complicações hipertensivas.


O limão ajuda a perder peso

O limão também pode ajudar na perda de peso. Acontece que, como ele possui poucas calorias e é uma fruta rica em fibras, acaba formando uma goma no estômago e diminui o apetite. Fora isso, é fonte de vitamina C. Portanto, ajuda a desintoxicar o organismo e pode até mesmo acelerar o processo de oxidação das gorduras e assim ajudar no processo de perda de peso. 


Combate ao câncer é um dos benefícios do limão

A fruta pode ajudar no combate ao câncer. Suas propriedades antioxidantes que existem na vitamina C ajudam a reparar danos causados pelos radicais livres que poderiam levar a uma alteração genética nas células e provocar o surgimento de um tumor.


Ademais, há flavonoides da casca do limão que ajudam no combate ao câncer. Isto acontece pelo fato deles bloquearem as reações bioquímicas que causam a metástase. Sendo assim, diminuem a mobilidade das células malignas pelo sangue, combatem a formação de novos vasos que levam nutrientes ao tumor e estimulam a autodestruição das células cancerosas sem afetar as células saudáveis.


Ajuda a ddissolver cálculos biliares

Como o limão possui bastante ácido cítrico, a fruta também se torna uma boa aliada para quem está buscando dissolver cálculos biliares ou até mesmo os dolorosos cálculos renais. 


O limão previne a prisão de ventre

O limão acaba sendo um estimulante natural no instestino, porque é rico em fibras. Deste modo, favorece a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal, tendo um melhor efeito quando consumido com água morna logo em jejum. 


Efeito antisséptico e antibiótico

Os flavonoides do limão possuem propriedades antissépticas e antibióticas. Por isso, atuam em cima de bactérias e assim a fruta acaba ajudando na prevenção e controle de infecções causadas por esses microorganismos, em especial na mucosa bucal e na garganta.


Todavia, é preciso destacar e lembrar que o limão é substitui os medicamentos prescritos pelo médico. Ok? Contudo, pode ser visto como um complemento ao tratamento realizado.


Auxilia na defesa do organismo

A vitamina C existente no limão aumenta a produção dos glóbulos brancos. Estas, são as células de defesa que combatem micro-organismos invasores como vírus e bactérias.



Por isso, o consumo regular, porém, sem excessos do limão auxilia e fortalece o sistema imunológico. Ou seja, nos ajuda a ficarmos longe das doenças infecciosas como gripes e resfriados.


Combate o envelhecimento

Não fosse o suficiente esta fruta ajudar tanto na saúde, o limão oferece ótimas soluções de beleza. Você sabia que, ele é capaz de ajudar na manutenção de uma aparência mais jovem, evitando as rugas e marcas de expressão?


Pois é! Mais uma vez por conta da vitamina C e os  seus diversos benefícios, o limão traz mais essa curiosidade. Ocorre que, a vitamina C, que neutraliza os radicais livres e participa da síntese do colágeno, a proteína que trabalha na sustentação e elasticidade da pele influencia positivamente na nossa aparência.


Para saber mais benefícios e dicas de beleza com limão, sugerimos assistir esse vídeo didático e sucinto publicado pelo canal @TOPDICASSAUDAVEIS:


Ajuda na cicatrização

Mais um dos benefícios que esta fruta oferece é o estímulo a síntese do colágeno. Assim, podemos dizer que o limão promove uma aceleração nos processos de cicatrização. E parece brincadeira, mas isto só é possível por conta do alto conteúdo de victamina C, que melhora a qualidade da nossa pele.


Por isso que, é possível ver um cirurgião plástico, por exemplo, falando da importância de consumir alimentos como o limão durante o processo de cuidar das cicatrizes após cirurgia.


O limão pode prevenir a anemia

Esta fruta auxilia a prevenir anemia por conta da incrível vitamina C. Com ela, é possível favorece a absorção de ferro a nível intestinal, principalmente o ferro oriundo de origem vegetal. Contudo, é bom consumir alimentos ricos neste mineral, porém, em conjunto com uma alimentação com bastante vitamina C.

Nenhum comentário: