segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Aplicativo auxilia o combate à violência no campo

 


Canal Rural


Usar a tecnologia como arma no combate à violência no campo foi o caminho encontrado pelos produtores do oeste baiano após o registro de um número volumoso de ocorrências relacionadas a roubos e furtos às grandes propriedades da região durante o período da colheita e transporte da safra. 


Depois de um ano em fase de testes, o aplicativo que vai auxiliar na Operação Safra, que já está em andamento.


Durante a operação, que acontece desde o início do plantio até a colheita, é reforçado o policiamento nas áreas produtivas, proporcionando mais segurança para produtores e trabalhadores. 


Mesmo com esse reforço, o comando da PM acredita que o aplicativo Operação Safra, lançado em 2022, terá a função de tornar o policiamento mais eficaz. 


Através do app, a polícia vai conseguir monitorar as viaturas durante as rondas, desenhar as rotas com mais precisão e identificar os pontos críticos. 


“Esse aplicativo vai facilitar muito a organização, pois vai traçar um mapa da circulação das viaturas em campo e das visitas realizadas às propriedades rurais. Os produtores, em caso de risco, podem acionar o ‘botão do pânico’, e serão atendidos pela viatura mais próxima”, disse o gerente de Infraestrutura da Aiba, Luiz Stahlke.


A Polícia Militar alerta que a geolocalização da fazenda é uma informação essencial para o funcionamento da chamada Vigilância Cooperativa que envolve fazendeiros, empregados e policiais. 


“É de suma importância porque direciona as viaturas para o local onde ocorreu o crime com dados precisos. Antes a patrulha gastava de duas a três horas para encontrar o endereço correto, agora com o aplicativo o tempo de deslocamento foi reduzido”, disse o capitão Ricardo Weber, coordenador da Operação Safra. 


A ferramenta foi desenvolvida por uma empresa paulista com o direcionamento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Polícia Militar. 


O agricultor associado da Aiba deve solicitar o acesso ao app que será baixado em seu smartphone. 


Através dele, o usuário pode receber informações das visitas que foram recebidas em sua propriedade, como também informar alguma ocorrência ou acionar a Polícia Militar. Para utilizar o aplicativo, é necessário ter acesso à rede de internet ou sinal de WiFi.


Força-tarefa

A ‘Operação Safra’ foi criada em 2014 com o objetivo de combater as quadrilhas especializadas em roubos e furtos de cargas, veículos e equipamentos durante o plantio, colheita e transporte dos produtos. 


Todos os anos de outubro a abril o policiamento é reforçado na região com o aumento de viaturas em circulação e aumento do efetivo. Durante a semana são realizadas 200 visitas às fazendas. Segundo o comando da PM houve uma queda de 100% nas ocorrências.


A iniciativa é uma parceria do governo do estado, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Nenhum comentário: