quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Principal jogador africano, Mané é convocado, mas há dúvida se jogará

 

Atacante do Senegal se recupera de lesão; Achraf Hakimi e André Ayew também são destaques de seleções do continente

JUDSON MARINHO

Apesar do bom elenco da seleção do Senegal para esta Copa do Mundo, o principal jogador do ataque, Sadio Mané, ainda é dúvida para o mundial, em função de uma lesão. Ex-jogador do Liverpool e um dos destaques do Bayern de Munique, Mané foi convocado para a Copa mesmo estando lesionado. 


Em entrevista, o treinador da seleção senegalesa explicou o motivo da insistência na convocação.

“Estamos monitorando a situação. A boa notícia é que não precisará de cirurgia. Saberemos mais na próxima semana. Sadio é muito importante para o grupo, esse é o motivo para eu decidir convocá-lo. Faremos o que for necessário”, disse o treinador Aliou Cissé, em coletiva de imprensa. 


Recém-vencedor do prêmio de Melhor Jogador Africano de 2022 e segundo Melhor Jogador do Mundo segundo a revista France Football, dona do prêmio Bola de Ouro, o atacante de 30 anos foi um dos principais responsáveis pelo inédito título do Campeonato Africano das Nações da seleção senegalesa, conquistado neste ano. 


Pela seleção, Mané tem 10 anos de convocações e uma participação na última edição da Copa do Mundo, em 2018. Nesta década, Mané marcou 33 gols, em 92 jogos disputados por Senegal.



Na atual temporada, jogando pelo Bayern, Mané tem 11 gols e quatro assistências, em 23 jogos. Jogando em seis temporadas no Liverpool, onde foi campeão da Liga dos Campeões e campeão inglês, Mané disputou 269 partidas e marcou 120 gols.


A seleção senegalesa conta em sua convocação com 10 jogadores que atuam em clubes do futebol inglês. Entre os destaques que jogam na Inglaterra, o goleiro Édouard Mendy e o zagueiro Kalidou Koulibaly, ambos jogadores do Chelsea, trazem solidez defensiva para a seleção africana.


Contestado como titular no clube inglês, Mendy segue com altos e baixos. O jogador senegalês reveza a posição com o goleiro espanhol Kepa Arrizabalaga. Nesta temporada, Mendy jogou 11 partidas e sofreu 15 gols – ficou apenas um jogo sem tomar gols.


Além do mal desempenho, nas partidas mais importantes da Liga dos Campeões, Mendy amarga a reserva, tendo jogada apenas uma partida na fase de grupos do torneio europeu.


Koulibaly, zagueiro de 31 anos, é um dos novos reforços do Chelsea para a temporada. Há oito anos no futebol italiano, sendo um dos destaques do Napoli, Koulibaly deixou o clube no qual jogou 317 partidas para entrar na Liga Inglesa.


No Napoli, ele foi importante na conquista de dois títulos: a Supertaça Itália, em 2015, e a Taça Itália, de 2020. Principal jogador no setor defensivo da seleção senegalesa, Koulibaly já disputou 64 partidas pelo Senegal e deu cinco assistências neste período: seu desempenho representando o país foi determinante para o jogador se tornar o capitão da seleção a partir de 2019.


Na Copa do Mundo do Catar, a estreia da seleção de Senegal ocorrerá no dia 21, contra a Holanda, no estádio Al Thumama, às 12h (horário de Mato Grosso do Sul).  Além da seleção Holandesa, os senegaleses vão enfrentar, no Grupo A, os donos da casa, Catar, e o Equador.


ÁFRICA NA COPA

Na briga por um lugar nas oitavas de final da Copa do Mundo: Gana, Marrocos, Tunísia e Camarões são as demais seleções que representam o continente africano nesta edição da Copa do Mundo.


Das seleções africanas que vão ao país do Oriente Médio, Gana deve ser a escolhida dos árabes para ter uma torcida local, já que um dos principais jogadores do país joga por um clube catari.


Os irmãos Jordan Ayew, 31 anos, atacante do Crystal Palace (Inglaterra), e André Ayew, 32 anos, meio-campista do Al-Sadd, são os principais jogadores de Gana.


André Ayew está jogando no Catar há duas temporadas no Al-Sadd, equipe que já venceu 16 vezes o campeonato da primeira divisão do país. 


O jogador frequenta a seleção de Gana desde 2007, é o atual capitão e foi campeão da Taça das Nações Africanas, em 2015.


Seu irmão, Jordan Ayew, começou a ser convocado três anos depois, em 2010. O atacante marcou até o momento 19 gols, em 83 partidas pelo país. Ele disputou a Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, mas não marcou nenhum gol, em três partidas.


A última vez que Gana disputou a Copa do Mundo foi justamente em 2014, quando a seleção foi eliminada precocemente na fase de grupos. 


Os ganeses perderam, por 2 a 1, contra Portugal e Estados Unidos e empataram com a Alemanha, por 2 a 2.

Em sua sexta participação na Copa do Mundo, a modesta Tunísia enfrentará no seu grupo as seleções de Austrália, Dinamarca e França.


Entre os destaques dos 26 convocados estão o artilheiro Wahbi Khazri, do Montpellier (França), e a revelação tunisiana Hannibal Mejbri, de 19 anos, jogador do Manchester United que está emprestado para o Birmingham (Inglaterra).


HAKIMI NO COMANDO

De volta entre as melhores seleções da África, o Marrocos está a caminho de sua sexta Copa do Mundo, com o lateral Achraf Hakimi sendo o principal nome desta nova safra de jogadores.


Em busca de um bom desempenho, que supere o resultado obtido pela seleção em 2018, Achraf Hakimi, lateral de 24 anos do Paris Saint-Germain, terá a missão de comandar o sistema defensivo do Marrocos.

Multicampeão por onde passou, Hakimi saiu com títulos de Real Madrid e Internazionale e, recentemente, venceu a Liga Francesa, pelo PSG.


Na seleção de Marrocos, Hakimi já disputou 53 partidas e marcou oito gols. Esteve presente na Copa do Mundo de 2018, quando a seleção marroquina foi eliminada na fase de grupos, perdendo para as seleções de Irã e Portugal e garantindo um empate, por 2 a 2, com a Espanha

Nenhum comentário: