sábado, 19 de março de 2022

Aberta repescagem para público que perdeu prazo dos "valores esquecidos"

 

Repescagem dos recursos definitivos é até as 24h de hoje (19) para nascidos de 1968 a 1983

Nascidos entre os anos de 1968 e 1983, que perderam prazo para pedir o saque de valores esquecidos em instituições financeiras, tem até as 24h deste sábado (19) para realizar a solicitação, através do site do Banco Central. Quem também não realizar a solicitação nessa nova oportunidade, só poderá agendar a retirada a partir do próximo dia 28.


Através dessa repescagem de hoje (19) será possível consultar e agendar a retirada de saldos residuais, somente para aqueles que perderam o horário de agendamento, que ficou aberto de segunda (14) a sexta-feira (18). Com a consulta de valores aberta em 13 de fevereiro, o sistema apontou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar deveriam retornar ao site para fazer o agendamento.


Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis. Feito o pedido, cada instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. Conforme o BC, a expectativa é que os pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.


Vale ressaltar que o usuário precisa ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br para agendar o saque. O “login” nesse serviço de identificação, para acessar serviços públicos digitais, possui três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.


Estima-se que 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas de Valores a Receber criado para o resgate do dinheiro. Desses, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.  


Serviço de consulta aberto para todos os brasileiros, para evitar excesso de procura, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa, sendo um público diferente contemplado a cada semana.  


Importante destacar que quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. Conforme o Banco Central, esse direito a receber os recursos são definitivos e devem continuar guardados pelas instituições financeiras até o correntista solicitar o saque, mesmo que perca os prazos atuais.  

Nenhum comentário: