domingo, 28 de março de 2021

Com mudança aerodinâmica, Ferrari é a que mais evolui e Mercedes perde mais de 2s

 


                                             © Fornecido por Grande Prêmio Max Verstappen, pole em 2021 (Foto: Beto Issa)

Grande Premio


Foram pouco mais de quatro meses entre a classificação do GP do Bahrein de 2020 e 2021. A prova do ano passado estava prevista para março, como neste ano, mas a pandemia levou a um adiamento e a posterior escolha de Sakhir como sede de não uma, mas duas corridas em novembro — a segunda foi em um anel externo.



De lá para cá, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) adotou medidas para reduzir o downforce e, assim, diminuir o estresse dos pneus. A maior alteração diz respeito ao assoalho, mas o objetivo geral era reduzir em até 10% o downforce dos carros.


Os testes na pré-temporada, também no Bahrein, porém, mostraram que as equipes já conseguiram compensar esta perda, com carros rodando em uma velocidade similar a de 2020.


De qualquer forma, uma comparação direta entre os resultados do treino classificatório entre as duas etapas aponta uma diferença sensível no tempo.


Max Verstappen larga na frente na corrida deste domingo (28) depois de ter marcado o tempo de 1min28s997 no treino que definiu o grid de largada. A marca é 1s733 mais lenta que a feita por Lewis Hamilton (1min27s264), pole em 2020, nas mesmas condições.



De forma geral, a Ferrari foi a equipe que menos perdeu na comparação entre as duas sessões — até porque o motor que tinha no ano passado não a empurrava. Juntando os tempos dos dois carros, no caso trocando Sebastian Vettel por Carlos Sainz, a Scuderia perdeu apenas 0s541 em relação a 2020.


Chama atenção o quanto a Mercedes ficou defasada: 2s121. E a equipe campeã do mundo não foi aquela que mais perdeu tempo nesta comparação: a Haas, que larga nas duas últimas posições com a nova dupla, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, tomou 2s338.


O GP do Bahrein abre a temporada 2021 da Fórmula 1 e tem a largada marcada para 14h (Brasília, GMT -3)

Nenhum comentário: