terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Grupo prioritário: quase 600 indígenas em Dourados já testaram positivo para Covid

 

Por Wender Carbonari

Considerado um dos grupos que terão preferência nesta primeira fase da campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19), 593 indígenas em Dourados já foram infectados desde o começo da pandemia. A Reserva Indígena Federal do município possui cerca de 15 mil habitantes.


A população indígena que residente nesta Reserva começa a receber as primeiras doses da vacina a partir desta terça-feira (19). A priorização deste grupo considera as dificuldades sanitárias - como falta de saneamento básico e acesso à água potável - e a situação de vulnerabilidade social nesta localidade. 


Conforme a distribuição geográfica dos casos confirmados de Covid-19 em Dourados, das quase 600 confirmações de pessoas que residem nas Aldeias Jaguapiru e Bororó, 15.806 moradores no perímetro urbano testaram positivo para esta doença, 113 moradores dos distritos também tiveram diagnósticos confirmados, além de 50 douradenses residentes em outras localidades. 


A preferência concedida aos povos indígenas, trabalhadores da área da saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento a Covid, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência, segue diretrizes do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid. 


As vacinações da população indígena de Dourados tiveram início simbólico no final desta manhã com aplicação de dose no indígena Catalino Aquino, de 74 anos, morador na Aldeia Jaguapiru.


Das 158.766 doses que chegaram em Mato Grosso do Sul em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) na segunda-feira (18), aproximadamente 29 mil foram encaminhadas para Dourados nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19). 


COMUNIDADES INDÍGENAS 


De acordo com a Secid/MS (Subsecretaria Especial de Cidadania de Mato Gross do Sul), a Reserva Indígena Federal de Dourados é pela Aldeia Jaguapiru com grupos da etnia Kaiowá e pela Aldeia Bororó, formado por população das etnias Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva e Terena.  


Dourados tem ainda a Aldeia Panambizinho, composta por moradores de etnia Guarani Kaiowá/Guarani e Nhandeva/Terena. 


Em todo Mato Grosso do Sul, a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios, sendo representados por oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.

Dourados News

Nenhum comentário: