quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Biden assumirá presidência dos EUA em meio a divisões profundas, pandemia furiosa

 


                                                   Foto: divulgação

Por 

Reuters


O democrata Joe Biden será empossado como o 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, assumindo o comando de um país cercado por profundas divisões políticas e agredido por uma pandemia coronavírus.


Biden, de 78 anos, se tornará o presidente mais antigo da história dos EUA em uma cerimônia em escala em Washington que foi largamente destituída de sua pompa e circunstância habituais, devido tanto ao coronavírus quanto às preocupações de segurança após o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.


Com apenas um pequeno número de participantes presentes, o democrata fará o juramento de posse perante o chefe de justiça dos EUA John Roberts logo após o meio-dia (1700 GMT), colocando a mão em uma Bíblia de herança que está na família Biden há mais de um século.


Sua companheira de chapa, Kamala Harris, filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, se tornará a primeira pessoa negra, primeira mulher e primeira asiática americana a servir como vice-presidente depois que ela for empossada pela juíza da Suprema Corte dos EUA Sonia Sotomayor, a primeira membro latina da corte.


A cerimônia se desenrolará em frente a um fortemente fortificado Capitólio dos EUA, onde uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o prédio há duas semanas, enfurecida por suas falsas alegações de que a eleição de novembro foi roubada com milhões de votos fraudulentos. A violência levou a Câmara dos Representantes dos EUA, controlada pelos democratas, a impeachment de Trump na semana passada por uma segunda vez sem precedentes


Milhares de tropas da Guarda Nacional foram chamadas para a cidade após o cerco, que deixou cinco pessoas mortas e forçou brevemente os legisladores a se esconderem. Em vez de uma multidão de apoiadores, o National Mall será coberto por cerca de 200.000 bandeiras e 56 pilares de luz destinados a representar pessoas de estados e territórios dos EUA.


Biden, que prometeu "restaurar a alma da América", pedirá a unidade americana em um momento de crise em seu discurso inaugural, de acordo com conselheiros.


Ele perderá pouco tempo tentando virar a página sobre a era Trump, disseram assessores, assinando uma série de 15 ações executivas em seu primeiro dia no cargo em questões que vão da pandemia à economia à mudança climática. As ordens incluirão a obrigatoriedade de máscaras em propriedades federais, a reintegração ao acordo climático de Paris e o fim da proibição de viagem de Trump a alguns países de maioria muçulmana.


Em um sinal inicial de seu plano de alcançar o corredor político, Biden convidou os principais líderes do Congresso, incluindo o líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy, e o líder republicano do Senado, Mitch McConnell, para se juntar a ele na igreja na quarta-feira de manhã.


COBERTURA RELACIONADA


Ambições de liderança global de Biden complicadas por motim no Capitólio dos EUA

Em uma ruptura com mais de um século e meio de tradição política, Trump planeja deixar a Casa Branca antes da posse, recusando-se a se reunir com seu sucessor e afirmar a transferência pacífica do poder.


O vice-presidente Mike Pence, os ex-presidentes dos EUA George W. Bush, Barack Obama e Bill Clinton, e mcCarthy e McConnell devem comparecer à cerimônia de posse de Biden.


Trump, que tem se tornado cada vez mais isolado nos dias de declínio de seu mandato, ainda não concedeu formalmente a eleição de 3 de novembro. Ele realizará um evento de despedida na Base Aérea Conjunta Andrews pela manhã, embora os principais republicanos, incluindo Pence, não sejam esperados para participar


MARCOS SOMBRIOS

Para Biden, que há muito abrigava ambições presidenciais, a posse é o auge de uma carreira de cinco décadas no serviço público que incluiu mais de três décadas no Senado dos EUA e dois mandatos como vice-presidente sob o ex-presidente Barack Obama.


Mas ele enfrentará um conjunto de crises sobrepostas que desafiariam até mesmo alguém de sua experiência política.


O novo coronavírus atingiu um par de marcos sombrios no último dia completo de Trump no cargo na terça-feira, atingindo 400.000 mortes nos EUA e 24 milhões de infecções - a mais alta de qualquer país. Milhões de americanos estão desempregados por causa de desligamentos e restrições relacionadas à pandemia.


Biden prometeu trazer todo o peso do governo federal para suportar a crise, incluindo um programa de teste e rastreamento mais robusto e uma enorme campanha de vacinação. Sua prioridade é um plano de US$ 1,9 trilhão que aumentaria os benefícios de desemprego e forneceria pagamentos diretos em dinheiro às famílias. Será necessário a aprovação de um Congresso profundamente dividido, onde os democratas terão poucas vantagens tanto na Câmara quanto no Senado.



As ações executivas de quarta-feira, em contrapartida, visam avançar as prioridades de Biden sem a necessidade de legislação.


O presidente estabelecerá um novo escritório na Casa Branca coordenando a resposta do coronavírus, revogará a permissão concedida ao controverso oleoduto Keystone XL e acabará com a declaração de emergência de Trump que ajudou a financiar um muro fronteiriço no México, entre outras ordens.


Jen Psaki, a próxima secretária de imprensa da Casa Branca, disse que Biden planeja ordens executivas adicionais nas próximas semanas, incluindo a eliminação das restrições de Trump às tropas transgêneros e a reversão de uma política que bloqueia os fundos dos EUA para programas no exterior ligados ao aborto.


Embora Biden tenha estabelecido uma agenda ambiciosa para seus primeiros 100 dias, incluindo a entrega de 100 milhões de vacinas COVID-19, o Senado poderia ser consumido pelo próximo julgamento de impeachment de Trump, que avançará mesmo que ele tenha deixado o cargo.


O julgamento pode servir como um teste inicial da promessa de Biden de promover um novo senso de bipartidarismo em Washington.

Nenhum comentário: