sexta-feira, 24 de abril de 2020

Soja embala nos EUA com demanda chinesa





O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na quinta-feira (23.04) alta de 4,50 pontos no contrato de Maio/20, fechando em US$ 8,3925 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT fecharam a sessão com valorizações entre 2,50 e 4,25 pontos.

Os principais contratos futuros tiveram mais uma sessão de ganhos no mercado norte-americano da oleaginosa, com a melhora acentuada da demanda chinesa. Outro fator de alta foi atuação dos fundos especuladores, que voltaram a comprar aproveitando preços desvalorizados após as baixas consecutivas das últimas semanas.

De acordo com a ARC Mercosul, a manhã iniciou com altas em Chicago sustentadas por demanda adicional chinesa pelo grão estadunidense: “Nas primeiras horas do dia, 272 mil toneladas da soja norte-americana foram vendidas para embarque em direção a China até agosto deste ano. Apesar de ser um volume significante para um único dia, o montante sazonal de vendas nos Estados Unidos se mantém medíocre. No total da última semana apenas 345 mil toneladas da oleaginosa estadunidense foi vendida, enquanto o Brasil embarcou um total de 3,48 milhões de toneladas de soja”.

“Assim como estamos ressaltando há meses, o exportador brasileiro continuará sendo o alvo dos importadores chineses, desde que nosso produto continue competitivo com um câmbio desvalorizado e a disponibilidade se mantenha alta. Alguns negócios entre China e Estados Unidos eventualmente aparecerão no radar, especialmente se as compradoras na Ásia forem estatais (Sinograin ou COFCO), onde as tarifas da Guerra Comercial não são aplicadas”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Nenhum comentário: