sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Serviços de urgência e emergência nos hospitais do SUS passa por reordenamento

Por GABRIELA COUTO

A Prefeitura de Campo Grande divulgou hoje as estratégias para garantir o atendimento dos serviços de urgência e emergência dos hospitais. Como gestora do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) fez a organização do fluxo do atendimento.

Segundo a assessoria de imprensa não houve mudanças significativas. O documento que oficializa a reordenação de atendimento foi publicado na edição desta sexta-feira (11), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) e conta com a assinatura de todos os responsáveis das unidades que fazem parte da rede pública de saúde.

O secretário municipal, Marcelo Vilela, explica que a publicação faz parte da transparência da rede. "Não tinha isso antes e é uma  cobrança feita pelo Ministério Público Estadual (MPMS). Designamos onde serão alocados os pacientes de acordo com a necessidade da população."

Todas as especialidades tiveram sua designação feita. A Santa Casa, maior hospital do Estado, foi a que recebeu o maior número de demanda. São 48 tipo de prestação de serviços para o município. Em seguida vem o Hospital Regional e o Hospital Universitário, nesta ordem.

Também ficou estabelecido que o Hospital do Câncer aceitará na Unidade de Emergência somente pacientes oncológicos do hospital. Crianças com câncer, menores de 18 anos, e paciente onco-hematológicos serão regulados para o HU.

Já quem precisa marcar Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Iodoterapia terão que fazer a autorização dos exames na sede da Sesau, das 04h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Centro Integrado de Vigilância Toxicológica(CIVITOX)  funcionará em sistema de plantão 24h, sendo que as Broncoscopia (Cirurgia Torácica) serão feitas na Santa Casa e no HR. No entanto, cirurgias de cabeça e pescoço, serão realizadas somente de forma eletiva.

Nenhum comentário: