quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

“Pantera Negra” lidera produções populares em categoria de melhor filme do Oscar

Reuters


O filme “Pantera Negra”, dos Estúdios Marvel, entrou para a história do Oscar nesta terça-feira ao conquistar a primeira indicação de melhor filme para uma produção de super-heróis, à medida que sucessos de bilheteria começam a ocupar espaço na premiação recentemente dominada por títulos considerados mais artísticos.


Outros sucessos de público entre os oito indicados para o principal prêmio da indústria cinematográfica incluem a nova versão do musical “Nasce uma Estrela” e o filme biográfico “Bohemian Rhapsody”.

A inclusão de filmes populares contrasta com os últimos anos, quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deu preferência a dramas independentes com pequenos públicos, deixando de lado sucessos comerciais como “Mulher-Maravilha”.

A Academia tentou solucionar a questão em agosto, propondo a criação de uma nova categoria para filmes populares, mas a ideia foi rapidamente descartada após críticas de que criaria um sistema de dois patamares para filmes populares e produções menos convencionais.

As indicações desta terça-feira mostram que as produções populares invadiram a disputa de melhor filme. O setor reflete “a perfeita interseção entre arte e negócios”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior da empresa de métricas Comscore.

“A Academia está claramente homenageando os sucessos de bilheteria este ano”, disse, “e está reconhecendo suas contribuições para a arte do cinema e, portanto, reconhecendo o nível de talento envolvido”.

Ter filmes amplamente assistidos na disputa pode ajudar a aumentar a audiência da cerimônia do dia 24 de fevereiro transmitida pela ABC, da Walt Disney. No ano passado, o evento atingiu o menor público de sua história, e críticos dizem que uma lista de indicados pouco conhecidos pode ter sido um dos motivos.

“Pantera Negra” foi a maior bilheteria de 2018 nos Estados Unidos e no Canadá e a segunda maior do mundo, arrecadando 1,3 bilhões de dólares. Lançado pela Marvel, da Disney, a produção foi o primeiro filme de super-herói a contar com um elenco majoritariamente negro.

O filme foi elogiado por levar o orgulho e a beleza africana às telas. A produção recebeu sete indicações no total.

Nenhum comentário: