O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lançou ontem (21), mais nove volumes da Série Memória Sul-mato-grossense, do Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS), patrocinados pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS). O evento aconteceu às 18h30, na sede do Instituto que fica na Av. Calógeras, 3000 (em frente à antiga estação ferroviária).
Com um investimento de 69.600, a Série Memória Sul-mato-grossense tem o objetivo de resgatar e publicar as obras de interesse sobre a cultura de Mato Grosso do Sul e disponibilizar o mais rico acervo sobre o assunto à população estadual. Neste lançamento serão publicados os títulos: “Álbum Gráfico do Estado de Mato Grosso” – Tomo I, II e III, de S. Cardoso Ayala & F. Simon, que vêm acompanhados de um CD com imagens, fotos, gravuras e mapas, “Nas fronteiras de Mato Grosso”, de Umberto Puigari, “Os Barbosas em Mato Grosso”, “Panoramas do Sul de Mato Grosso” e “Esboço histórico e divagações sobre Campo Grande”, “Reminiscência”, “Despedida”, “Felicidade... Amor...”, de Emílio Garcia Barbosa e “Pela defesa nacional”, de Oclécio Barbosa Martins.
Segundo o presidente do IHGMS, Hildebrando Campestrini, este acervo auxilia na compreensão do desenvolvimento histórico-cultural do Estado abrangendo diversas fases históricas. “As obras são raras e muitas delas desconhecidas tanto do público como dos pesquisadores, explica”. Ele destaca ainda que a série atenderá também a demanda de informações necessárias a professores, estudantes de nível médio e universitários e de jornalistas que sempre procuram a instituição em busca de dados. E finaliza: “A sociedade sul-mato-grossense, ao ter contato com esta série poderá identificar aspectos da sua própria história, valorizando ainda mais todo o processo de construção social”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário