O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por intermédio de sua Fundação de Cultura realiza na próxima sexta-feira (18 de novembro), às 19h, no teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo a culminância do projeto de educação patrimonial “Educar para Proteger” com o lançamento de livro e exposição de trabalhos dos alunos participantes do projeto.
A atividade é aberta ao público e terá também apresentações musicais dos alunos da Escola Estadual Antônio Valadares do município de Terenos.
A Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático centrado no patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul, tendo por metodologia a realização de oficinas pedagógicas para capacitação dos professores subsidiando o trabalho com os alunos.
O resultado final do trabalho culmina sempre em uma publicação, que é distribuída gratuitamente às escolas públicas de Mato Grosso do Sul. O projeto é uma ação permanente da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, sendo coordenada pela pedagoga Maria Christina de Lima Félix Santos.
O evento cultural tem por objetivo evidenciar as ações do “Projeto Educar para Proteger” que conta com a participação de escolas públicas de cinco municípios: Campo Grande, Terenos, Miranda, Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti, abrindo ao público a exposição de imagens que registram o resultado do projeto em 2011.
O tema de 2011 “Educar para Proteger – Olhares sobre MS: Imagens e Palavras” teve como foco evidenciar a identidade dos municípios e reforçar o sentimento de atribuição local, por intermédio de cenários da paisagem, emoldurados pela literatura regional.
No evento além da exposição fotográfica ocorre o lançamento da publicação “Educar para proteger – Culinária de MS”, projeto desenvolvido no ano passado, o livro será distribuído gratuitamente e contém receitas consagradas da culinária regional, pesquisadas pelos alunos dos municípios participantes do projeto.
“O projeto Educar para Proteger é um investimento do Governo de Mato Grosso do Sul na cultura, considerando que a educação patrimonial desenvolve a construção do sentimento de pertencimento social e constitui-se num dos pilares da cidadania”, explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS.
“A Educação Patrimonial é um projeto permanente da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS e o evento será uma ocasião de deslumbramento cultural, demonstrando que cultura e educação, quando associadas podem mudar o olhar do aluno, e sensibilizar para a preservação do patrimônio histórico-cultural.”, comemora Maria Christina de Lima Félix Santos, pedagoga e coordenadora do projeto.
Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS no 4º andar do Memorial de Cultura e Cidadania que fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 ou pelos telefones 3316-9155/3316-9165.
Nenhum comentário:
Postar um comentário