De 11 a 14 de novembro o município Porto Murtinho será a capital da cultura de MS. Em sua sétima edição o Festival Internacional reunirá neste período quase trinta municípios e dois países. O evento, mais uma vez promete.
Com diversas manifestações culturais, shows, tudo de graça, turistas e visitantes terão ainda a oportunidade de assistirem também ao Desafio dos Touros – Bandido x Encantado, um mega espetáculo que só acontece na pequena cidade distante há 430 km da capital.
É a disputa entre as cores verde e amarelo. Crianças, adolescentes e jovens de Porto Murtinho participantes de dois programas socioculturais implantados pelo prefeito Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), em 2005, que ensaiaram e se preparam durante todo ano inclusive da confecção das fantasias e adereços disputam entre si o titulo de herdeiros do Touro Candil um folclore paraguaio com mais de 170 anos.
De forma alegre e colorida, os dois grupos são responsáveis por várias etapas estabelecidas durante as muitas reuniões que foram realizadas pela Prefeitura Municipal, organizadora do evento e que estão acompanhadas por uma comissão julgadora.
A primeira atribuição prevista para Encantados e Bandidos aconteceu de 28 a 30 do mês passado durante o Festival de Pesca. Os grupos tiveram a missão de envolver a população e visitantes nas seguintes competições: corrida do dique, torneios de pesca infantil feminino, embarcada, corridas de barco chalanas e travessia do rio nado. Em algumas modalidades as inscrições somaram pontos e todos os três primeiros colocados também pontuaram para os dois touros.
Agora os grupos deverão dar tudo de si, usar de muita criatividade e simpatia para manterem os moradores da cidade e visitantes envolvidos na disputa. A opção pelas cores, ou seja, pelo Touro Bandido ou Touro Encantado iniciam nas catracas verde e amarelo implantadas na entrada na praça de eventos José B. de Souza Coelho.
A opção é inevitável.
A grandiosidade da festa dos touros também pode ser vista nas residências e estabelecimentos comerciais enfeitados com bandeiras, faixas, entre outras, manifestações de apoio aos respectivos touros. Detalhe: tudo contribui na disputa.
Além disso, fora o grande Desafio que acontecerá dia 13 de novembro na praça de eventos os dois grupos devem realizar carreatas pelas principais ruas da cidade e disponibilizarem apresentações especiais na arena, claro, valendo pontos. As equipes que não cumprirem as metas estabelecidas são penalizadas a perda de pontuação.
Você já assistiu algo semelhante à disputa dos Touros Bandido x Encantado aqui no Estado de MS? Visite o município de Porto Murtinho... o Desafio dos Touros - só acontece uma vez por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário