Márcio de Camillo acaba de regressar de Portugal, mais especificamente, da Ilha da Madeira, onde esteve pela terceira vez como representante da música brasileira, à convite do grupo Xarabanda - Associação Cultural e Musical , que comemorou seus 30 anos de atividades de resgate e manutenção das tradições de sua comunidade, num concerto intitulado “ Cantando a Terra e gente das ilhas – Música Tradicional Madeirense”.
O show aconteceu nos dias 11 e 12 de Novembro, no Casino – Centro de Congressos da Madeira, curiosamente, o único projeto de Oscar Niemeyer em Portugal. O espetáculo contou com diversos convidados, como Marcio de Camillo (na viola caipira), José Barros (na viola braguesa), Mário André (na viola de arame), Norberto Cruz (bandoloncelo e bandolim), Grupo Seis Po Meia Dúzia e a Orquestra de Ponteado, sendo Marcio, o único brasileiro.
Esse intercâmbio musical entre Márcio De Camillo e os músicos madeirenses teve início em 2008 quando De Camillo passou um ano viajando entre Portugal e Espanha, na ocasião do lançamento de seu 4º CD “ Me Deixar Levar”. Na Ilha da Madeira, houve uma empatia musical, entre a viola caipira de Márcio com os cordofones ( rajão, braguinha e viola de arame) da Madeira. Surgia ali, uma amizade musical.
Em 2009, veio o convite para Márcio participar do Festival Raízes do Atlântico, considerado o mais antigo festival de world music de Portugal, palco de encontro da música tradicional madeirense e a música do mundo. Nessa ocasião, surgiu a idéia do Projeto “Cd Madeira-Brasil”, que pretende concretizar o elo musical entre os países irmãos, num Cd gravado com artistas representativos de Portugal e Brasil.
O show comemorativo dos 30 anos do Xarabanda foi gravado ao vivo, e será lançado em Cd e DVD em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário