segunda-feira, 24 de março de 2025

Piastri controle a prova e vence o GP da China; Bortoleto é o 17º

 

                                             Oscar Piastri no GP da China de Fórmula 1 (Foto: Go Nakamura/Reuters)




Sem drama, sem estresse, Oscar Piastri liderou o GP da China de ponta a ponta na madrugada deste domingo para conquistar sua terceira vitória da carreira e a primeira de 2025.


Pole position, o australiano conduziu em uma prova tranquila para confirmar a dobradinha da McLaren, assegurada também pelo segundo lugar de Lando Norris.


George Russell chegou em terceiro lugar. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto foi 17º colocado, superando o colega Nico Hulkenberg.


O triunfo de Piastri, porém, se opôs ao cenário vivido por Norris: ele conseguiu ascender à vice liderança na largada mas sofreu com problemas nos freios, vendo a distância para o colega aumentar ao passo em que Russell, que conduziu a corrida inteira em terceiro, chegou muito perto dele.


Apesar da preocupação, o pódio assegura Norris na liderança do campeonato da F1 por mais duas semanas: ele agora tem 44 pontos contra 36 do vice-líder Max Verstappen. A McLaren, atual campeã de construtores, vai a 78 na ponta da tabela.


A corrida não teve tanta ação exceto, também, pela condução de Verstappen contra as duas Ferraris para conquistar o quarto lugar; para isso, contou com a estratégia ineficaz da escuderia de parar Lewis Hamilton (que já vinha lento) duas vezes, e seguiu pressionando Charles Leclerc nas voltas finais - o monegasco, assim como colega, lutando com uma asa quebrada desde a largada.


O novato da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, foi o estreante com melhor resultado: oitavo, eleito piloto do dia da prova. Outro destaque foi o calouro Oliver Bearman, que levou a Haas até o décimo lugar após largar em 17º.


A largada


Piastri seguiu na dianteira apesar de uma breve aproximação de Russell, segundo colocado e que não conseguiu evitar que Norris ganhasse sua posição na sequência. Logo atrás dele, Hamilton aparecia em quarto lugar depois de sofrer um toque do colega Leclerc e ainda assim, superar Verstappen. Por sua vez, o tetracampeão da RBR perdeu duas posições e caiu para sexto.


Começo lento


A degradação dos pneus já dava as caras nas primeiras voltas da prova, contendo o ímpeto dos pilotos que focaram em conservar a borracha no começo da corrida. Nem o abandono discreto de Fernando Alonso na volta quatro, com freios superaquecidos, trouxe movimento à pista.


Piastri parou no 14º giro, antes do colega Norris; este, chegou a ser ultrapassado por Russell mas conseguiu dar o troco. Ele conseguiu retornar à posição após as trocas do restante do grid, e de lá, não saiu mais.


Ferrari e Verstappen protagonizam prova


Com Piastri tranquilo na ponta, a disputa se concentrou entre Leclerc e Hamilton, que sofreram danos na asa dianteira e na traseira após o contato na largada mas andavam perto. O veterano, porém, visitou os boxes na volta 13, sucedendo os primeiros rivais que pararam um giro antes - todos de médios optaram por pneus duros.


A prova se estabilizou novamente após as trocas, com as posições da ponta reestabelecidas. Na volta 18, Hamilton recebeu a confirmação de que poderia inverter posições com Leclerc, que estava mais rápido que ele. Eles efetuaram a troca na volta 21, o monegasco assumindo a quarta colocação e mantendo-se perto de Russell.


Hamilton visitou os boxes uma segunda vez na 38ª volta, colocando um novo conjunto de pneus duros. A parada, no entanto, o mandou para sexto lugar, a 20s de Verstappen. Nas dez voltas seguintes, ele descontou 6s da diferença, mas o holandês da RBR já seguia na cola de Leclerc pronto para tentar uma aproximação maior a três voltas da bandeirada e ganhar o quarto lugar.


A prova teve, no fim, uma disputa entre Jack Doohan e Isack Hadjar pelo 14º lugar. O primeiro, porém, acabou punido em 10s por forçar o rival para fora da pista; com isso, Hadjar ficou com a posição.


Bortoleto termina à frente de Hulkenberg


Bortoleto começou a problema com problemas: após largar em 19º, rodou sozinho, passou pela brita e teve que visitar os boxes ainda na primeira volta para trocar os pneus médios, danificados, pelos de faixa branca. Ele seguiu em último atrás do colega Nico Hulkenberg, que havia caído de 12º para 18º no começo da prova.


Ambos chegaram a ser ultrapassados por um Liam Lawson que partiu do pit lane, mas foram beneficiados com a retirada de Alonso. Gabriel visitou os boxes novamente na volta 26 e, mais 20 giros depois, conseguiu ultrapassar o companheiro. O pit stop de Tsunoda no fim da prova, com uma asa quebrada, beneficiou a dupla. (Com ge)

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