Camila Ítavo e seu vice, Albert Schiaveto de Souza, durante campanha - Reprodução: Redes Sociais
Professora estava em primeiro lugar da lista tríplice, com 82,3% dos votos, mas Marco Aurélio, que ficou em segundo, tinha esperança de nomeação
A professora Camila Ítavo foi nomeada reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29). O mandato será de quatro anos (2024-2028), com início a partir do dia 27 de outubro.
Camila havia sido eleita pela comunidade acadêmica, em votação realizada no dia 10 de maio deste ano, recebendo votos de 4.026 estudantes, 725 técnicos e 883 docentes. No dia 24 daquele mesmo mês, o Colégio Eleitoral da UFMS definiu as listas tríplices para reitor e vice-reitor, e Ítavo manteve o resultado da consulta à comunidade, ficando em primeiro com 82,3% dos votos.
O segundo lugar da lista foi de Marco Aurélio, que recebeu 13,9% dos votos, e o terceiro com Ruy Corrêa Filho, com 3,8%.
Marco Aurélio, quando acadêmico, chegou a presidir o Diretorio Central dos Estudantes (DCE) e depois de formado comandou a Seção Sindical dos Professores da UFMS (Adufms), movimentos históricamente ligados a partidos de esquerda. Por isso, ele tinha uma expectativa de que o presidente esquerdista pudesse o nomear.
Em junho deste ano, em conversa com o Correio do Estado, Marco Aurélio afirmou estar confiante, e à espera de "sabedoria na decisão do presidente Lula".
No entanto, o chefe do executivo nacional optou por nomear a chapa escolhida pela comunidade acadêmica.
“É uma honra ser nomeada pelo presidente Lula para ser reitora da nossa UFMS. Estou muito feliz e agradecida a todas as pessoas que participaram desse processo, desde a consulta a comunidade até o envio de toda a documentação para o MEC e para a Presidência da República. Ciente da responsabilidade e da missão que temos em prol do desenvolvimento da Educação, da Ciência e Tecnologia, da Inclusão e das Pessoas, reafirmo meu compromisso e minha dedicação incondicional em prol da nossa universidade, das pessoas da nossa UFMS e de toda a sociedade" disse Camila, após a confirmação da nomeação.
O reitor Marcelo Turine, que termina o seu mandato no dia 26 de outubro, após oito anos à frente da gestão da UFMS, parabenizou a nova gestora da instituição.
“É uma alegria finalizar esse período com a nomeação da professora Camila, que esteve comigo durante todo o nosso mandato. Desejo uma gestão próspera e de muitos resultados positivos para a nossa Universidade e sei que a professora Camila está mais que preparada para conduzir a UFMS pelos próximos anos, para o desenvolvimento competitivo do estado de Mato Grosso do Sul”, declarou o atual reitor.
Com o Portal Correio do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário