segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

MS é o 11º produtor nacional de mel com produção de 50 kg por colmeia

                                             Foto: Gustavo Bijos/Divulgação

Mato Grosso do Sul alcançou a 11ª posição no ranking nacional de produção de mel, além de ser referência brasileira em produtividade por colmeia: 50 quilos por caixa, enquanto a média nacional chega a 17 quilos. Reunindo três ecossistemas diferentes (Pantanal, Cerrado e uma porção da Mata Atlântica) tem características favoráveis neste investimento, como espaço, clima e diversos tipos de florada.

De acordo com o presidente da Federação de Apicultores de MS (Feams), Cláudio Ramires Koch, não se pode contestar a qualidade da produção, no entanto, alguns entraves ainda precisam ser solucionados.


A reportagem, de Aline Oliveira, no suplemento Correio Rural, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

“O produtor necessita entender mais sobre a gestão de seu apiário, e uma forma de conseguir isso é buscando no associativismo o fortalecimento da cadeia. Boas práticas e escala de produção são fundamentais, mas, dependendo do tamanho da propriedade não dá para fazer tudo. A melhor saída então é a cooperativa, por absorver a produção e reunir volume suficiente para realizar bons negócios”, observa.

Koch é presidente da Cooperativa Regional de Apicultura e Meliponicultura de Mato Grosso do Sul (Cooperams), sediada no distrito de Arapuá, em Três Lagoas, que completou dois anos de atividade em 2017 e conta com estrutura com capacidade para produzir cinco toneladas/diárias do produto.

“Fomos contemplados com um projeto do BNDES chamado Redes que possibilitou a construção da cooperativa. Nosso trabalho tem objetivo de fortalecer o setor aqui na região e expandir nossa experiência para outras áreas do Estado”.

Nenhum comentário: