Cinema no campus. Este projeto se inicia neste sábado (06) em Aquidauana com o longa metragem “Adeus Lênin”. O evento está sendo viabilizado pela coordenação do curso de turismo da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com apoio da instituição e parceria da Coordenadoria da Juventude.
A exibição acontece às 16 horas, no auditório do campus II da UFMS. A entrada é franca. Segundo o coordenador da Juventude Eliakim Oliveira, essa parceria tem por objetivo movimentar os finais de semana dos jovens aquidauanenses.
“Abrir as portas das universidades no fim de semana e trazer esses jovens contribui para sua formação”, comentou Eliakim ao caracterizar a luta de acadêmicos para manter as portas da instituição abertas a sociedade.
A professora e coordenadora do projeto Ana Paula Araújo, pontuou que a idéia surgiu no ano passado durante uma conversa com os professores cinéfilos do campus. “São filmes alternativos e restritos, normalmente, europeus ou latino-americanos”.
O projeto apresenta no fim de semana o primeiro filme e, para a docente, o objetivo é “fortalecer essa idéia e tornar Aquidauana um circuito de cinema”.
Sinopse
“Adeus Lênin” conta a historia da mãe de Alexander, fiel devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, tem um ataque cardíaco ao ver o filho em uma passeata contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim, o médico aconselha a Alexander que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo seria fatal. Com o peso na consciência pelo estado atual de sua mãe, Alex faz de tudo para que ela continue vivendo em uma ilusória Alemanha socialista, mudando embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventando documentários televisivos para preencher as brechas do dia-a-dia do recente capitalismo no país.
As pessoas que gostam de filme estão convidadas a prestigiar o evento a partir das 16 horas no campus II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário