sábado, 14 de junho de 2025

Presidente da Fifa diz que Mundial de Clubes marca "nova era" para o futebol

 

                                           (Foto: Divulgação/Fifa)


O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirma que o Mundial de Clubes que começa no sábado marca uma "nova era" histórica para o esporte, comparando-o à primeira Copa do Mundo, realizada em 1930.


Em entrevista à AFP, Infantino também falou sobre os críticos da política de ingressos da Fifa e disse que os céticos que questionavam a necessidade do torneio mudariam rapidamente de ideia.


A competição de 32 equipes, com clubes de todos os continentes, começa com o Inter Miami enfrentando o egípcio Al Ahly no Hard Rock Stadium.


"Isso dá início a uma nova era no futebol, uma nova era no futebol de clubes. Um pouco como quando, em 1930, a primeira Copa do Mundo, começou", disse Infantino à AFP.


"Todo mundo hoje fala sobre a primeira Copa do Mundo. É por isso também que esta Copa do Mundo aqui é histórica", acrescentou.


A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, em 1930, e Infantino observou que apenas seleções europeias e sul-americanas participaram, acrescentando que o Mundial de Clubes daria a clubes de fora dos tradicionais centros do futebol a chance de jogar no cenário global.


"Queremos ser inclusivos. Queremos dar oportunidades a clubes de todo o mundo", disse ele.


"O objetivo é realmente globalizar o futebol, torná-lo verdadeiramente global. Porque, quando se olha superficialmente, dizemos que é o esporte número um do mundo, e é, mas a elite está muito concentrada em pouquíssimos clubes, em pouquíssimos países", completou.


O dirigente suíço, que foi secretário-geral da Uefa antes de assumir o comando da Fifa em 2016, disse que o torneio de clubes também ofereceu oportunidades a jogadores de mais de 80 países.


"Países que nunca teriam a chance de jogar uma Copa do Mundo de repente se tornam parte de uma Copa do Mundo e se sentem parte dela, os torcedores desses jogadores e desses clubes", afirmou Infantino, que destacou vários grandes jogadores do passado que nunca jogaram em uma Copa do Mundo.


"Um grande amigo meu é George Weah... antiga lenda, grande jogador, vencedor da Bola de Ouro, o único jogador africano que já ganhou a Bola de Ouro, aliás. Ele nunca jogou em uma Copa do Mundo. Ele estaria jogando em um Mundial de Clubes e deixaria não apenas seu clube, mas também seu país orgulhosos", acrescentou.

Nenhum comentário: