terça-feira, 17 de junho de 2025

MS amplia horário de atendimento em 46 unidades de saúde a partir de 1º julho

 



Campo Grande terá quatro UBSFs com funcionamento até as 21 horas a partir do dia 1º de julho. A medida deve beneficiar milhares de moradores de todo o Estado


A partir de 1º de julho, 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs e UBSFs) em Mato Grosso do Sul passarão a funcionar em horário estendido, atendendo a população até as 21h. A iniciativa faz parte do programa estadual “MS Saúde: Atendimento Noturno”, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de atenção primária.


Em Campo Grande, quatro unidades foram incluídas no projeto e começarão a atender no novo horário a partir do próximo mês:

USF Universitário

USF Jardim Los Angeles

USF Coronel Antonino

USF Noroeste


Vale lembrar que a USF Jardim Los Angeles já vinha operando em regime estendido como projeto-piloto desde maio, servindo de modelo para a implementação nas demais unidades.

O programa atenderá ao todo 28 municípios sul-mato-grossenses, incluindo cidades como Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Paranaíba. Cada prefeitura receberá um incentivo financeiro de R$ 20 mil mensais por unidade participante, durante 12 meses, totalizando um investimento estadual superior a R$ 21 milhões.


Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, a ampliação do horário de atendimento nas UBSFs busca reduzir a demanda reprimida e melhorar o acesso da população ao atendimento médico, sobretudo de pessoas que trabalham durante o dia e têm dificuldade para ir a consultas em horário comercial. “O horário estendido permitirá atendimento clínico, coleta de exames e dispensação de medicamentos até mais tarde”, ressaltou.


A iniciativa segue uma diretriz nacional do Ministério da Saúde, que incentiva estados e municípios a ampliarem a cobertura da Atenção Primária em Saúde.

As unidades participantes vão ofertar consultas médicas, de enfermagem, coleta de exames laboratoriais, vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, curativos, dispensação de medicamentos, entre outros serviços.


A SES recomenda que a população consulte previamente a unidade de saúde mais próxima para verificar a disponibilidade de atendimento noturno. “Esse modelo permite que as unidades funcionem além do expediente convencional, facilitando o acesso da população trabalhadora, que muitas vezes não consegue buscar atendimento durante o dia.


No fim, o maior beneficiado é o cidadão, que passa a contar com uma porta de entrada para o SUS compatível com a rotina e os desafios do dia a dia. Além do cuidado oportuno, a resolutividade da Atenção Primária reduz a pressão sobre as unidades de urgência”, afirma o gerente de Gestão da Atenção Primária à Saúde da SES, Bruno Reis.


O atendimento em horário estendido será temporário e poderá ser encerrado em junho de 2026, quando terminará o programa de repasses do governo estadual.


Aquidauana – USF Cidade Nova;

Anastácio – ESF Rodrigo Queiroz das Chagas;

Angélica – ESF Central;

Antônio João – ESF Salvani Simplício Freitas;

Aral Moreira – ESF Cirillo Rosatti;

Bataguassu – USF Jardim São Francisco;

Bela Vista – ESF Rural II;

Bonito – USF Centro;

Camapuã – UBS III Central;

Campo Grande – USF Universitário, USF Jardim Los Angeles, USF Coronel Antonino e USF Noroeste;

Caracol – ESF Lidiane Galeano;

Cassilândia – UBS Maristela Beretta;

Chapadão do Sul – ESF Esplanada;

Corguinho – PSF Rural

Coronel Sapucaia – USF Benedito Lázaro Fernandes

Coxim – Policlínica Lourdes Fontoura

Deodápolis – ESF Santo Antônio;

Douradina – PSF II Firmo Inácio da Silva;

Eldorado – USF Osvaldo Turquino;

Glória de Dourados – ESF Nova Glória

Guia Lopes da Laguna – USF Ranolfo Pereira da Silva;

Iguatemi – USF Vila Nova Esperança;

Inocência – UESF Sebastião Francisco Ramos;

Itaporã – ESF Maria Bento;

Ivinhema – ESF Albino José Manica;

Ladário – UBS Joaquim da Costa e Faria;

Maracaju – ESF Balbino Correia de Lima;

Miranda – UBS de Miranda;

Naviraí – Centro de Saúde e ESF Sol Nascente;

Nioaque – USF Antônio Coronel;

Nova Andradina – ESF Centro;

Ponta Porã – UBS Rosângela Pereira da Silva, UBS Sanga Puitã José Bataglin, CIS Tertuliana de Freitas, USF Rodrigo Lima Vilhanueva e UBS José Issa;

Ribas do Rio Pardo – UBS do Centro;

Rio Brilhante – ESF Antônio Aparecido Bitencourt;

Rio Verde de Mato Grosso – USF Centro;

São Gabriel do Oeste – USF VI;

Sidrolândia – Centro de Saúde;

Sonora – UBS de Sonora.

Nenhum comentário: