terça-feira, 15 de abril de 2025

Jogo digital desenvolvido na UFMS auxilia no processo de alfabetização


 



Com o intuito de contribuir com o processo de alfabetização de crianças, pesquisadores da Faculdade de Computação (Facom) em parceria com a Faculdade de Educação desenvolveram um jogo digital educativo e lúdico com o tema Pantanal. 


A ideia para o projeto surgiu em 2023, a partir da experiência do Programa de Educação Tutorial (PET) Sistemas. Os pesquisadores também levaram em consideração a incidência de diagnósticos de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e do transtorno do espectro autista em crianças, o que dificulta o aprendizado nos anos iniciais de alfabetização.


“Também constatamos que existiam diversas pesquisas sobre jogos educacionais, cujo principal intuito é facilitar a apresentação e fixação de conceitos das diferentes áreas do conhecimento, colaborando para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos desses jogos não são digitais”, explica a professora da Facom e coordenadora do projeto, Maria Istela Cagnin. 


O jogo, denominado Pantanal World, oferece atividades relacionadas à alfabetização básica, como relacionar palavras e imagens e formar palavras a partir de sílabas. As atividades são separadas por temas do Pantanal e apresentam diferentes níveis de dificuldade. A professora também explica que a escolha por assuntos relacionados ao bioma surgiu a fim de aproveitar a oportunidade para disseminar o conhecimento sobre a fauna e a flora pantaneira.


A primeira versão do jogo foi avaliada pela pedagoga Abigail Astofe, que possui especialização em Educação Especial na Educação Básica. A partir das considerações da profissional, foram realizadas alterações como a utilização de letras em caixa alta e a inclusão de sons ao movimentar cada sílaba e formação de palavras.



Bianka Macário 

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