quarta-feira, 9 de abril de 2025

Bioparque aprimora conhecimentos ambientais de estudantes

 

                                              Maria Fernanda Balestieri: aproximação do estudante com a pesquisa e a Ciência. 



Iniciado em 2023 pelo Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o Projeto “Clube de Ciências” constitui importante reforço no conhecimento e na consciência dos estudantes sobre a sustentabilidade e o papel que lhes compete neste desafio tão contemporâneo.


Para a sua terceira edição as inscrições foram abertas terça-feira, 08, com a expectativa de um número maior de adesões que nos anos anteriores. Para Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal, o projeto é uma oportunidade de aproximar os estudantes da pesquisa e do conhecimento científico. “É o maior aquário de água doce do mundo. Ao desenvolverem as pesquisas, eles ampliam as suas habilidades acadêmicas e revigoram seu papel na produção de saberes relevantes para a sociedade e a comunidade científica”, analisa.


O projeto, que entra em sua terceira edição, amplia a compreensão dos estudantes de escolas públicas e privadas sobre desafios ambientais, questões sociais e diversas práticas educacionais. São cursos e instruções que incentivam o desenvolvimento, a iniciação científica, a pesquisa e a inovação, por meio da participação ativa junto à equipe técnica e das demais atividades realizadas no Bioparque Pantanal.


De acordo com o edital, as inscrições vão até o dia 8 de maio e podem ser feitas pelo site do Bioparque. Entre os pré-requisitos para participação no edital estão os de ser estudante regularmente matriculado em escola pública ou privada, ter disponibilidade para dedicar-se ao projeto e ter afinidade com as temáticas relacionadas àquele espaço. Haverá vagas para dez grupos, cada um com no máximo cinco estudantes, além de dois professores orientadores.


Participação


Bióloga e coordenadora do projeto, Thuany Rezende Valadares, ressalta a importância da participação dos estudantes. “O Bioparque é fundamentado por importantes pilares, entre eles o da educação ambiental, um processo educativo em prol das causas ambientais”, explica. As práticas são orientadas por profissionais qualificados, em um ambiente que exala a biodiversidade, potencializa o senso crítico e o fomento à pesquisa. O aluno já sai com uma preparação para o ensino superior”, completa.


A primeira turma do Clube de Ciências foi habilitada em novembro de 2023, com a publicação do e-book Genius. Em dezembro do ano seguinte foi realizado o 1º Encontro de Iniciação Científica do Bioparque Pantanal (Enic Bio).


A partir do Clube de Ciências e do Enic-BIO, os projetos ganharam visibilidade. Dois grupos do Clube de Ciências, do Colégio Nova Escola e da Escola Estadual Orcírio Thiago apresentaram seus projetos em feiras científicas do estado. Foram premiados na Feira de Ciências, Tecnologias e Engenharias de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS). O Colégio Nova Escola conquistou o 3º lugar com o projeto “Avaliação dos impactos da visitação pública nos aspectos comportamentais de peixes Brycon hilarii”.


A Escola Estadual Orcírio Thiago conquistou o 2º lugar na categoria Fetec Júnior-Ciências Humanas, com o elogiado projeto “A dinâmica da aprendizagem no Bioparque Pantanal: o papel do professor, condutor e alunos durante visitas”. O estudo analisou as interações pedagógicas que ocorrem durante as visitações e como elas podem maximizar o aprendizado dos estudantes em um ambiente de experiência e conhecimento.

Nenhum comentário: