terça-feira, 8 de abril de 2025

Benefícios da BETERRABA

 





A beterraba também possui ótimas quantidades de óxido nítrico, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, a melhorar o rendimento durante os treinos.


Com sabor forte e adocicado, a beterraba pode ser usada em preparações como salada, sopa, suco, patê, bolo, sopa, refogados, omelete e panqueca. Existe também a beterraba em pó, um suplemento feito com esse vegetal e que pode ser usado como pré-treino.



Os principais benefícios da beterraba para a saúde são:


1. Diminuir a pressão alta

A beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial por conter nitratos, componentes que são transformados em óxido nítrico no organismo, uma substância que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue.


2. Melhorar o rendimento durante os treinos

A beterraba melhora o rendimento durantes os treinos, porque aumenta a circulação de oxigênio do sangue nos músculos, aumentando a energia e a disposição durante os treinos e facilitando a recuperação após os exercícios físicos. 


3. Aumentar a imunidade

Por conter vitamina A, vitamina C e zinco, nutrientes com propriedades antioxidantes protegem e fortalecem as células de defesa do organismo, a beterraba ajuda a aumentar a imunidade. 


4. Prevenir a anemia

A beterraba pode ajudar a prevenir a anemia, por conter ferro, vitamina B9 e vitamina C, nutrientes que são importantes para a produção de hemoglobina no sangue, um componente dos glóbulos vermelhos do sangue que normalmente está diminuído na anemia.


5. Manter a saúde dos músculos

A beterraba e suas folhas são boas opções para manter a saúde dos músculo, melhorando o rendimento e a recuperação após o exercício físico e evitando cãibras.


Isso acontece porque a beterraba tem boas quantidades de potássio e cálcio, minerais que são importantes para o bom funcionamento do músculo e para a contração muscular.


6. Prevenir o envelhecimento precoce

Por conter conter boas quantidades de vitamina A, vitamina C e betalaína, nutrientes e compostos bioativos antioxidantes, a beterraba ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.


7. Controlar o colesterol

A beterraba ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, porque contém antioxidantes e fibras que ajudam a reduzir da absorção de colesterol a nível intestinal e a oxidação das células de gordura.


8. Combater a prisão de ventre

Com boas quantidades de fibras, a beterraba estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e ajudando, assim, a combater a prisão de ventre. Confira mais alimentos indicados para a prisão de ventre.



9. Diminuir o risco de câncer

Por conter vitamina A, vitamina C e betalaína, a beterraba tem ação antioxidante e anti-inflamatória, evitando os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis, e ajudando, assim, a diminuir o risco de câncer.


10. Manter a saúde dos olhos

A beterraba mantém a saúde dos olhos, pois contém vitamina A, um nutriente que evita o surgimento de xeroftalmia, que é uma doença que pode provocar secura, dificuldade de enxergar em ambientes escuros e cegueira.


Além disso, a vitamina A presente na beterraba também ajuda a combater os radicais livres e proteger a retina, prevenindo a degeneração macular e catarata relacionados com a idade.


11. Melhorar a circulação

A beterraba melhora a circulação por ser rica em nitratos, componentes que se transformam em óxido nítrico no organismo, favorecendo o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação de sangue.


12. Evitar doenças cardiovasculares

Por ser rica em vitamina B9, a beterraba ajuda a evitar doenças cardiovasculares, como AVC, aterosclerose ou infarto.


Esse benefícios acontece porque a beterraba parece diminuir os níveis de homocisteína no organismo, um aminoácido que, quando está elevado, está pode causar alterações nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças no coração.



Tua Saúde

Nenhum comentário: