Pixabay
Alguns fatores deverão marcar a semana no mercado da soja, segundo especialista da Grão Direto, Ruan Sene os feriados impactarão o mercado. Na segunda (04/09) haverá feriado do “Dia do Trabalho” (Labor Day) nos Estados Unidos, e no Brasil no próximo dia 07, será o “Dia da Independência”. Diante disso, poderá ocorrer uma diminuição no volume de negociações nesta semana.
O clima nos EUA também é um fator determinante. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), para a próxima semana podemos esperar altas temperaturas e poucas chuvas, abrangendo praticamente todo o território nacional dos Estados Unidos, com ênfase na região sul e todo o cinturão produtor, podendo trazer mais uma semana de preocupações.
As condições de lavouras. Com as condições desfavoráveis da última semana, as condições das lavouras norte-americanas poderão regredir, trazendo mais uma semana de alerta ao mercado.
As chuva no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o país poderá ter chuvas nas regiões litorâneas e nas regiões centro-oeste, sudeste e sul. As mudanças climáticas são vistas com bons olhos pelo mercado, pois grande parte do Brasil, deve iniciar o plantio ainda este mês.
Início da campanha 2023/24, nos EUA. No dia 1º de setembro foi iniciado o ano safra 2023/24, e as expectativas são altas em relação à oferta e demanda desta safra, onde enfretará concorrência da América do Sul, em específico, o Brasil.
Diante das incertezas político-econômicas brasileiras, além dos dados econômicos norte americanos recentemente divulgado, juntamente do aumento no PIB brasileiro, e especulações de início da expectativa de redução nas taxas de juros dos Estados Unidos, o dólar na próxima semana sofrerá fortes oscilações, mas mantendo certa valorização em relação ao real.
Perante os fatos apresentados, a soja em Chicago poderá apresentar uma semana positiva, resultando em valorização dos preços no mercado interno brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário