Vista do prédio da Receita Federal em Campo Grande (Foto: Divulgação )
O número de declarações do Imposto de Renda entregues por contribuintes de Mato Grosso do Sul superou em 8% o esperado pela Receita Federal. Até 22h59 de quarta-feira (31), prazo final da entrega, foi registrado o recebimento de 596.568 declarações, 44 mil a mais que a estimativa, informa o G1.
De acordo com a Receita Federal, inicialmente, a expectativa era que ao menos 552 mil declarações fossem entregues no estado. Contudo, foram entregues um total de 596.568 declarações.
O que acontece se eu não declarar?
Além da multa por atraso e de uma penalização e atualização monetária sobre o imposto a pagar nos casos em que for apurado algum valor, o contribuinte também pode ficar com o nome sujo e ter o CPF registrado como irregular no Cadin.
Veja como enviar a declaração com atraso
A Receita Federal recomenda que o contribuinte que não fez a declaração regularize a situação o quanto antes. A declaração em atraso já pode ser entregue. No entanto, no caso de apresentação da declaração após o prazo previsto ou da não apresentação do documento, o contribuinte que é obrigado a declarar fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma:
Multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculado sobre o valor do imposto devido na declaração, ainda que integralmente pago, até um teto de 20%;
Multa mínima de R$ 165,74 (apenas para quem estava "obrigado a declarar", mesmo sem imposto a pagar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário