quinta-feira, 1 de junho de 2023

Produtores espanhóis de morangos criticam campanha de boicote a supermercados alemãe

 

                                                           Seane Lennon

A associação espanhola disse que a campanha é "insidiosa e prejudicial para a indústria de morangos e frutas vermelhas"
Por: 

Os produtores espanhóis de morangos criticaram na quarta-feira uma campanha do consumidor alemão pedindo aos supermercados que boicotem as frutas cultivadas perto da zona úmida de Donana, na Espanha, que está ameaçada pelas mudanças climáticas e irrigação ilegal. A associação espanhola de produtores de morangos, Interfresa, disse que a campanha no site de petições on-line alemão Campact, que até agora foi assinada por 150.000 pessoas, é "insidiosa e prejudicial para a indústria de morangos e frutas vermelhas".



A petição observa o enorme volume de morangos espanhóis vendidos na Alemanha e pede que Edeka, Lidl e outros supermercados parem de vender frutas importadas cultivadas perto do santuário de vida selvagem ameaçado no sul da Espanha. A província de Huelva, onde se situa o parque, produz 98% dos frutos vermelhos de Espanha e 30% dos da UE. É o maior exportador mundial de morangos.


O governo regional planeja legalizar a irrigação em torno de Donana, mesmo com os cientistas alertando que o parque está em estado crítico com as lagoas secando e a biodiversidade desaparecendo em meio a uma seca prolongada. Reduzir a quantidade de água extraída é uma das principais soluções para salvar o pantanal, segundo cientistas.


A associação negou que os agricultores estivessem usando água de fontes ilegais no parque nacional ou que grandes quantidades de água estivessem sendo bombeadas, como afirma a petição. Acrescentou que utilizam técnicas de ponta para garantir um uso eficiente da água. Ele disse que as fazendas mais próximas de Donana ficavam a 35 km de distância e a grande maioria das empresas do setor de frutas estava a 100 km ou mais da área, o que significa que apenas uma pequena parcela das fazendas faria uso do sistema de irrigação que será legalizado se o lei é aprovada.

Nenhum comentário: