Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (29.05) uma baixa de 11,00 centavos de Dólar no contrato de Julho/18, fechando em US$ 10,305 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 10,75 e 11,00 pontos.
O mercado norte-americano da soja abriu a semana com ganhos nos principais contratos futuros, no primeiro dia de sessão após o feriado da última segunda-feira (Memorial Day). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, a causa destas quedas foram as boas condições climáticas sobre as áreas plantadas com soja nos EUA, que tendem a proporcionar um aumento de produção para esta temporada. O relatório do USDA registrou que 77% da área de soja já está plantada, contra 62% da média dos últimos 5 anos.
De acordo com a Consultoria AgResource, o mercado em Chicago hoje voltou a ser pressionado pela especulação sobre os embates comerciais entre EUA e China: “A mídia mundial foi encharcada por novidades de que haveria a possibilidade de Trump lançar a lista de produtos chineses à serem tarifados em 25% para as exportações com destinos estadunidenses. O sentimento baixista neste relacionamento volta à ser sondado nos bastidores do Mercado. Apesar de boas perspectivas de um eventual acordo entre China e EUA, anunciado por ambos os Governos no começo da última semana, ainda nenhum detalhe técnico destas negociações foi anunciado”.
“No entanto, esta ‘jogada’ pode ser mais uma das artimanhas comerciais de Trump para pressionar qualquer acordo firmado com os chineses, uma vez que o Secretário do Comércio dos EUA, Ross, está em direção à Pequim, nesta semana. O relatório atualizado para as posições líquidas de fundos especulativos da CBOT trouxe uma redução de quase 10 mil contratos comprados na soja, para um total de 98,2mil líquidos”, concluem os analistas da ARC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário