Folhapress
Um dos maiores nomes da poesia portuguesa da segunda metade do século 20, o poeta Herberto Helder morreu nesta segunda-feira (23), aos 84 anos, em Portugal, informou o jornal "Público". As causas da morte ainda não foram divulgadas.
Avesso a entrevistas e a aparições midiáticas, o autor recusou o Prêmio Pessoa, com o qual foi laureado em 1994. Pediu que entregassem o prêmio a outro poeta, pois desejava permanecer oculto.
Helder tem parte de sua obra publicada no Brasil. "O Corpo, O Luxo, A Obra" saiu pela Iluminuras, "Os Passos em Volta", pela Azougue Editorial, e "Ou o Poema Contínuo", publicado pela Girafa.
"A Morte Sem Mestre", último livro publicado pelo poeta, saiu em junho de 2014 em Portugal. A edição, esgotada, continha um CD com cinco poemas lidos pelo autor.
Helder frequentou as faculdades de direito e filologia, mas não concluiu nenhum dos dois cursos. Além de publicar poesia, trabalhou com publicidade, colaborou com jornais literários portugueses e diretor literário da editorial Estampa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário