Terra
Em um circuito marcado por grandes reviravoltas e em um final de semana de grande inconstância climática, nada deu errado para o atual líder do Mundial da Fórmula 1. Neste domingo, Sebastian Vettel dominou o GP da Bélgica, disputado em Spa-Francochamps, liderou praticamente de cabo a rabo e ficou com a vitória, resultado que o deixa ainda mais confortável rumo ao quarto título consecutivo.
Vette terminou em primeiro lugar com grande tranquilidade, sem ser ameaçado. O segundo lugar ficou com o espanhol Fernando Alonso, que saiu no 9º lugar para se firmar no pódio. Em terceiro apareceu Lewis Hamilton, pole position da prova e que, mais uma vez, não conseguiu desempenho de carro para brigar pela vitória. O brasileiro Felipe Massa, que largou em 10º, acabou no 7º lugar.
Com o resultado, Vettel chega aos 197 pontos, enquanto Alonso reassume a segunda colocação do campeonato, deixando para trás Kimi Raikkonen, que não completou a prova na Bélgica por uma falha do sistema de freios. A diferença do tricampeão mundial para o espanhol é de 46 pontos – ou duas vitórias, já que o sistema de pontuação dá 25 pontos ao vencedor e 18 ao vice.
Ao contrário do que ocorreu no treino classificatório, quando a chuva alterou totalmente a programação das equipes, a pista de Spa-Francochamps permaneceu seca durante as 44 voltas da prova neste domingo. Vettel largou em 2° lugar e foi bem: se manteve atrás de Lewis Hamilton e, ainda na primeira volta, assumiu a ponta para não mais perdê-la. Alonso também começou bem, saindo do 9° para o 4° lugar.
Já Felipe Massa ficou no lado de fora da pista na primeira curva e acabou caindo do 10° para o 12° lugar. O brasileiro teve problemas para manter o carro competitivo e só no final da prova conseguiu o 7° lugar, deixando para trás Romain Grosjean em uma grande ultrapassagem. Um piloto que poderia dar emoção ao GP da Bélgica seria Kimi Raikkonen, que galgava posições volta após volta. O finlandês, no entanto, acabou abandonando a prova.
Assim, Sebastian Vettel confirmou mais uma vitória na Fórmula 1, abrindo ainda mais vantagem na primeira colocação do Mundial de pilotos. A última volta foi dada com vantagem de cerca de 15s para o segundo colocado, Fernando Alonso. O caminho para o tetracampeonato está bem apontado para o alemão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário