Com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Campo Grande, a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira realiza, em sua sede campo, hoje (20) a domingo (22), a 16ª edição da tradicional festa Bon Odori.
A festa promove um resgate cultural reunindo cerca de 5 mil pessoas, aproximando os imigrantes japoneses e seus descendentes aos seus ancestrais, que são os maiores homenageados.
De acordo com os organizadores, “Bon”, abreviatura de Urabon (em sânscrito, Ullambana), é o nome da cerimônia budista na qual os japoneses celebram a memória dos ancestrais e aprendem, com os ensinamentos de Buda, o sentimento de nascer e a verdadeira alegria da vida.
No folclore popular, essa cerimônia é celebrada com uma dança, o “Bon Odori”, reunindo homens e mulheres que dão boas-vindas às almas dos falecidos, dançando ao ritmo da música.
O espaçoso recinto é iluminado pelas luminárias chochim, tendo ao centro os tambores Yagura Daiko para que os presentes dancem ao ritmo do Tankobushi, compondo uma atmosfera tipicamente japonesa.
Grande parte dos dançarinos apresenta-se com trajes usuais da cultura oriental.
A festa relembra o ritual religioso praticado por agricultores do mundo antigo, no qual as pessoas, portando lanternas nas mãos e seguindo em procissão, rezavam e pediam aos deuses proteção às suas plantações, castigadas pelas fortes chuvas e ventos.
Os mais velhos ensinam aos mais jovens os delicados movimentos da dança, que são conduzidos pelas obaasans, as quais utilizam-se de gestos leves e cadenciados de pés e mãos, ao som de violino, trompete e tambores.
Um fato interessante é que os brasileiros de origem não-japonesa, acostumados à dança e à música, aprendem com rapidez a coreografia e se integram à dança demonstrando alegria em suas expressões refletindo assim a amizade que une os dois povos.
Nos estandes especialmente montados, variados pratos típicos dos dois países, como o tradicional Okinawa Sobá, sushi, espetinho, pastéis, entre outros, aguçando o apetite do público.
O Bon Odori é uma forma que a colônia nipo-brasileira encontrou para sentir o Japão mais de perto, ao mesmo tempo em que contribui para fortalecer os laços de fraternidade entre os participantes.
Dessa forma, o Bon Odori se perpetua, de geração em geração, com a participação de descendentes e não-descendentes, enriquecendo o calendário cultural de Campo Grande e do Estado.
Serviço
XXVI Bon Odori
De 20 a 22 de agosto
Sede Campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira
Endereço: BR- 262, km 02 (Saída para Três Lagoas)
Horário: A partir das 19 horas
Informações e vendas de ingressos: 67 3321 3253
Nenhum comentário:
Postar um comentário