O trem do pantanal além de abrir portas para a divulgação do nome do Estado de Mato Grosso do Sul na área turística, também pode se tornar um importante veículo de divulgação da cultura pantaneira, uma vez que a BWT operadora, A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Fundação de Turismo de Mato Grosso (Fundtur) de Sul, juntamente com a Secretaria de Estado Governo tem dialogado no sentido de agregar às viagens apresentações culturais de campos variados, como: teatro, literatura, música e dança, entre outras.
Os nomes selecionados surgiram após sugestões recebidas e avaliações efetuadas por parte dos organizadores do evento, os quais tentaram contemplar diferentes áreas e manter um padrão de qualidade que possa bem representar a cultura produzida no Estado.
Dentre os artistas selecionados que integram para a primeira viagem oficial depois da inauguração com o presidente Lula e comitiva, constam o ator e poeta repentista Ruberval Cunha, o grupo Bojo Male e o grupo de Leandro do Portal do Pantanal.
Segundo Ruberval a iniciativa pode ser muito interessante para todos os envolvidos: o governo, a operadora e os artistas. “A associação entre turismo e cultura é uma estratégia que já provou que dá certo em outros locais do país, não vejo motivos para que aqui também não dê, desde que haja seriedade, compromisso e boa qualidade. Turistas querem ver a cultura local em suas várias formas de manifestação. Tem tudo para ser um sucesso.”
De acordo com Adonai, gerente comercial da BWT, “a intenção da operadora é tornar a viagem mais agradável e mostrar as belezas que o estado possui. A experiência adquirida em 12 anos no mercado, atuando em outras partes do país nos possibilita uma idéia do que o turista que faz o passeio no trem costuma procurar. Apresentações artísticas normalmente causam um impacto positivo.”
No campo musical, o grupo Bojo Malê que é dirigido por Chico Simão é formados pelos músicos: Aline Duenha, Fabiano Gonçalves, Jayana Gomes, Evelyn Le Chuga, Carlos Anunciato, Isis Anunciato, Jonas Feliz e participação especial de Denis Duarte – SP. O trabalho é realizado com base em uma pesquisa direcionada aos ritmos brasileiros através da linguagem musical, o grupo apresenta composições próprias com muitos elementos e formas combinadas. Eventualmente é somado ao grupo, participações especiais trazendo novos elementos e influências musicais à apresentação. Ainda no campo da música o elemento marcante do grupo levado por Leandro será a Harpa Paraguaia, um dos pilares da música fronteiriça que exerce bastante influência em nossa formação musical.
Ruberval Cunha se fará presente com a performance “Feras Sem Jaula” (premiada em 1º lugar em Concursos Nacional e Internacional de Declamação e performance) realizará ainda o seu improviso guaicuru focado no tema pantanal e tocará berrante, resgatando um elemento típico do Pantanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário