A convite da Fundac, o poeta e escritor Rubenio Marcelo, que é membro e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ministrará Oficina Poética no período de 7 a 11 de julho, a partir das 19h, na Escola Estadual Riachuelo, que é situada no bairro Cabreúva, nesta capital.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, que – ampliando seu Projeto Oficinas Literárias – implantou no ano passado esta nova Oficina com o tema "A Cultura Popular e a Literatura na Educação" (ministrada pelo poeta Rubenio Marcelo), empreendimento este que fez parte do calendário oficial das atividades em homenagem ao aniversário de Campo Grande, tendo sido desenvolvido no mês de agosto/2007.
O curso, que terá duração de 40 horas, será oferecido para professores e alunos da Escola Riachuelo e conferirá certificado de freqüência e aproveitamento aos participantes.
O Projeto Oficinas Literárias, que se estende a várias regiões da Capital, tem como objetivo produzir textos literários de qualidade, repassando técnicas viáveis relacionadas à sua criação e construção, alargando as experiências dos participantes na elaboração de seus trabalhos, poesia e prosa, e incentivando o gosto pela leitura, qualificando assim novos valores na arte de ler, escrever e falar.
Abordando os aspectos sensíveis do fazer poético e os fundamentos da Literatura e da Cultura Popular, o ministrante Rubenio Marcelo trabalhará também com recursos audiovisuais, técnicas descontraídas e estudos da semiótica, exercitando a expressão da linguagem e otimizando a confiança, a determinação pessoal e a criatividade literária do grupo.
Oficinas Literárias – As oficinas literárias são desenvolvidas em várias partes do mundo e, atualmente, muito aceitas no Brasil. São atividades onde são desenvolvidas técnicas participativas e metodologias próprias, dinâmica motivacional, trabalhos individuais e de grupo, inteligências múltiplas e recursos ecléticos voltados para o estímulo da criação, a ativação do imaginário e o fomento do potencial artístico, o autoconhecimento, a autocrítica e o natural entusiasmo pela leitura e pela arte de escrever, originando assim uma aprendizagem agradável e eficaz.
O ministrante – Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (da qual é o atual secretário-geral), Rubenio Marcelo é também membro da Academia Maçônica de Letras de MS, e filiado da União Brasileira dos Escritores (UBE-MS). Fiel defensor da arte eclética, possui mais de vinte e cinco anos de exercício ativo na Literatura. É autor de sete livros publicados: "Fragmentos de Mim", "Cantar Pra Viver", "Estigmas do Tempo", "O Metrô de São Paulo", "Reticências...", "A Cultura Popular na Educação" , e "Graal das Metáforas - Sonetos e Outros Poemas" (este lançado em nível nacional pela Editora Viena, de São Paulo, em 2007 e 2008). Possui também dois CDs musicais de sua autoria já gravados e lançados. É o atual presidente da Comissão Permanente de Análise de Candidatos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Recentemente foi homenageado nos estados do Espírito Santo e da Paraíba, quando lançou seu novo livro nestes locais e participou de vários eventos e encontros culturais na região. É o único escritor do Estado que participou com poema autoral no livro Brazil by Night (lançado, em São Paulo, em 17/06/2008), uma coletânea que revela - através de fotos e textos poéticos - vários aspectos da noite nas cidades brasileiras (obra esta que conta com participação de apenas 19 escritores brasileiros).
Rubenio Marcelo possui importantes premiações nacionais e regionais em diversos concursos culturais, como as mais recentes: - "Festival Nacional Andorinha de Poesia" (RJ); - Prêmio Nacional Directv "A Liberdade em suas mãos"; - "Prêmio Nacional Metrô de São Paulo/CPTM"; - Troféu Ouro do Concurso Nacional "Mural de Poesia"; - 1º lugar do Concurso Internacional de Poemas promovido pelo Reservaer e AVBL; - 1º lugar (campeão) do Concurso "XVII Noite Nacional da Poesia" (promovido pela UBE/Funcesp – maio/2004); - Finalista e 3º lugar em declamação do concurso "XVIII Noite Nacional da Poesia" (UBE/FUNDAC - maio/2005), dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário