O governador André Puccinelli, sancionou a lei dos deputados estaduais tucanos Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a Tradicional Festa da Lingüiça de Maracaju.
A lei aprovada estipula o mês de maio de cada ano, para que a 'Festa da Lingüiça' seja realizada em Maracaju. Um dos motivos é que a datas sendo pré-estabelecida evitaria que outras festividades do Estado colidam na mesma data. Este seria o último ano a ser celebrada no mês de abril.
Segundo Marcio Fernandes, milhares de pessoas passam pela cidade durante os dias do evento. "Em média são servidos 20 toneladas de lingüiça a cada evento, e de tão tradicional, a festa conta com a presença de personalidades do estado e visitantes de outros Estados", diz o parlamentar.
Para Azambuja de tão tradicional que é a festa o calendário de eventos do Estado insere em seu contexto mais uma festa conhecida nacionalmente. "A cada ano somos surpreendidos com a organização e profissionalismo com que vem sendo preparada. A festa da lingüiça é uma tradição saudável e um programa para a família sul-mato-grossense que resgata nossa cultura e diverte ao mesmo tempo". Completa.
Conforme os organizadores, um dos segredos da lingüiça é a confecção artesanal feita com carne bovina de primeira qualidade, cortada em cubos. Em 2004, a Vigilância Sanitária da prefeitura de Maracaju, concedeu à tradicional lingüiça um selo de qualidade.
Em 1998, a festa ganhou espaço no livro dos recordes, Guinness Book, pelo fato de ter confeccionado a maior lingüiça contínua de tripa do Brasil, com 37 metros. Neste ano, o município junto com o Rotary Clube, realizaram em abril a 14º edição da festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário