A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sebrae/MS, realiza a Semana do Artesão em Campo Grande, nos dias 14, 18 e 19 de março. Com exposições, palestras e workshops, a semana aproveita o Dia do Artesão (19) para fortalecer o artesanato do Estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.
A abertura das comemorações será no dia 14, com a inauguração da Mostra de Artesanato de Mato Grosso do Sul, às 15 horas na Casa do Artesão de Campo Grande (Av. Calógeras, 2050). Com obras de artesãos de 19 municípios do Estado, a exposição vai até 11 de abril de 2008.
Além da Mostra, a meta esperada é capacitar 140 artesãos em quatro workshops e ter a média de 70 participantes em seis palestras. "Queremos promover o desenvolvimento do artesanato do Estado a partir principalmente do aprimoramento dos artesãos, para que elevem sua capacidade de comercialização e valorizem as peças", disse Arlene Vilela, gerente de artesanato da Fundação de Cultura.
As atividades dos dias 18 e 19 serão no Sebrae (Av. Mato Grosso, 1661). No dia 18, após a abertura, às 8h, haverá a palestra "Artesanato e o respeito ao meio ambiente", com Anna Cristina Mendo dos Santos, do Ibama, às 8h30; às 9h15, o tema será "Vigilância sanitária nos produtos artesanais", com Antônio Carlos do Reis Cardoso (fabricação de sabonetes) e Jefferson Teruya de Souza (bioquímico), da Secretaria da Saúde; às 10h15, o técnico em Segurança do Trabalho do Sesi, José Carlos Rolim, falará sobre "Boas Praticas em Saúde e Segurança do Trabalho"; às 11h, Edi Floriano Ralho, do Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS), fará a palestra "Futuro incerto: Previdência do Artesão". As atividades se reiniciam à tarde, às 13h, nas salas 3 e 4, com o Workshop de Embalagem, ministrado por Sergio Borgatto, seguido do Workshop de Venda, com o instrutor Newton Cesco, às 15h.
No dia 19 às 8h, haverá o Workshop de Design, com o instrutor Sergio Borgatto. Às 10h, a instrutora Milene Estrella fará o Workshop Tendências. À tarde, as atividades recomeçam às 13h, com a palestra "O Artesão inserido no Mercado", com Eraldo Ricardo ou Louise Alves; em seguida, às 15h, haverá a palestra "Cooperativismo – Caso de Sucesso". As atividades se encerram às 17h, com apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário