quinta-feira, 8 de março de 2012

FCMS realiza oficina de dança com Maria Elvira Machado

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza dos dias 15 a 17 e 22 a 24 de março (quinta a sábado) a oficina “Técnica de Dança Contemporânea: Flying Low, Floor Work e Release”, com a coreógrafa Maria Elvira Machado.


A oficina é direcionada a bailarinos com experiência em dança.


Os temas abordados apuram a consciência do corpo em relação ao espaço/tempo e incentivam a busca pelo conhecimento do corpo através de técnicas eficientes de dança, como a improvisação, a coreologia, o floor work, release e flying low.

A coreologia é um método teórico e prático idealizado e desenvolvido por Rudolf Laban e seus discípulos que auxilia criadores e intérpretes da área da dança, teatro, performance e educação a compreenderem as eficientes funções do movimento.


A aula se desenvolve com improvisações e criações de partituras coreográficas.

Entre as técnicas utilizadas estão o floor work, que aborda a exploração do trabalho de chão, o uso do apoio, peso e fluidez do movimento em relação ao chão; o release, que tem o foco na respiração, na exploração das articulações, na conscientização do alinhamento do sistema esquelético através do relaxamento da musculatura e eixos do corpo em relação ao espaço e o flying low (voo baixo), nomenclatura e técnica desenvolvida por David Zambrano na qual a maioria dos movimentos parte da contração e expansão e combinações de sequências que exploram espirais e o uso eficiente da energia do corpo.

Maria Elvira Machado concluiu em 2006 o Postgradutate Certificate: Dance in Community, no Centro Laban, em Londres, onde recebeu o prêmio Simone Michelle por destaque coreográfico. Em 2004, formou-se em Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP. Em 1999, como bolsista cursou “Performing Arts–A level Dance” no Portsmouth College, Inglaterra.

Em São Paulo, trabalhou como criadora-intérprete com Lara Pinheiro, Marta Soares, Helena Bastos, Yukio Waguri e Zélia Monteiro. Participou de diversos cursos workshops com renomados professores brasileiros e estrangeiros como Sandro Borelli, Claudia de Souza, Humberto da Silva, João Andreazzi, Rose Akras, Felix Ruckert, Jan Pusch, Ewa Wycichowska, Helena Thevenot e Tadashi Endo.

Em Nova Iorque, fez curso intensivo de técnica Limon com Jim May, Geraldine Cardiel, Risa Steinberg e Alan Danielson. Trabalhou no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro onde realizou residências coreográficas e apresentações em grupo e o trabalho solo "Curral de Apartação", performance apresentada em galerias de arte em São Paulo.

Desde 2007 ministra cursos de dança contemporânea no Centro de Movimento Deborah Colker onde também atua como coordenadora artística. Ministrou o curso “Dança Contemporânea a partir de estudos Coreológicos” em São Paulo (Galeria Olido) e Rio de Janeiro (Escola Angel Vianna e Centro de Movimento Deborah Colker).

Serviço

A oficina “Técnica de Dança Contemporânea” acontece às quintas e sextas feiras, das 18h30 às 21 horas e aos sábados, das 9h30 às 12 horas e das 14 às 17 horas no Mezanino da Fundação de Cultura, que fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, na Capital.

Serão oferecidas 25 vagas e os participantes serão selecionados através do currículo. As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de março pelo e-mail dança@fcms.ms.gov.br. O interessado deve solicitar o formulário de inscrição, que deve ser preenchido totalmente e encaminhado novamente à Fundação de Cultura.

Outras informações podem ser obtidas no Núcleo de Dança da Fundação de Cultura, pelo telefone 3316-9169 com Júlia Aissa.

Nenhum comentário: