A ESCOLA INTERNACIONAL DE CINEMA E TV DE CUBA está recebendo, até o dia 18 de março, as inscrições para o Processo Seletivo 2009/2012. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de março nas cidades de Campo Grande-MS; Belo Horizonte - MG, Recife – PE e Florianópolis.
Estão sendo oferecidas especializações nas áreas de: Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma destas especializações.
No Brasil serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo multinacional de 40 estudantes da América Latina, Caribe, Estados Unidos, África e da Comunidade Européia. O curso tem duração de três anos. O início está previsto para setembro de 2009 e término em julho de 2012.
Para participar do processo o candidato deve:
1) Nacionalidade brasileira.
2) Ter Idade entre 22 e 29 anos.
3) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).
4) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos superiores sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira. (Apresentar os Títulos ou Diplomas em fotocópias legais).
5) Responder a duas provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais sobre aspectos culturais e outra da área específica, eleita pelo candidato. Os aprovados passarão também por uma entrevista oral.
6) Apresentar seu currículo impresso.
7) Apresentar Carta de motivação, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.
8) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.
9) Apresentar um Arquivo pessoal (de materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, etc.) em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.
10) Apresentar uma carta de Aval, de pessoa ou de Instituição que se encarregará da matrícula, com contatos.
11) Taxa de inscrição - 40 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).
12) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.
13) Certificado médico de aptidão física e mental.
Os documentos e materiais deverão ser entregues no dia da Prova
Sobre as provas:
Cada candidato responderá à duas provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu. Os candidatos aprovados nas provas escritas serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção final. Os nomes dos candidatos selecionados para o curso regular 2009-2012 serão anunciados na segunda quinzena de junho.
A matrícula para os três anos tem um custo total de quinze mil euros (cinco mil euros por ano). A matrícula cobre 25 por cento do custo real da formação do aluno, sendo 50 por cento assumidos pelo estado cubano e os outros 25 por cento pela própria escola. Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Banos, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.
Inscrições:
As fichas de inscrição serão disponibilizadas pela internet através dos sites:
Associação Curta Minas/ABD-MG (www.curtaminas.com.br)
Página 21 (www.pagina21.com.br)
Cinemateca Instituto Selvino Caramori. (www.instselvinocaramori.org.br)
Associação de Cinema e Vídeo-MS / ABD-MS (acvms.blogspot.com).
Após o preenchimento, as fichas devem ser enviadas por e-mail para a cidade onde o candidato pretende realizar os exames. Segue abaixo as cidades:
Belo Horizonte / MG - eictvbh@yahoo.com.br
Recife / PE - eictv@pagina21.com.br
Florianopolis / SC - eictv@instselvinocaramori.org.br
Campo Grande / MS - candal.abdms@gmail.com
No próximo dia 20 de fevereiro, o coordenador geral do vestibular no Brasil, Guido Pádua, estará em Campo Grande para acertar os últimos detalhes do processo seletivo. Em Campo Grande o processo está sendo coordenado pela Associação de Cinema e Vídeo com apoio da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Fundação de Cultura do Estado (MS); Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande e Fórum Estadual de Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3345-7027 e (67) 9608-7066.
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